sábado, 18 de agosto de 2012

Um bom som para acordar em Marte

Ilustração: Steven Mandzik
Lá em Marte, coisa de uns 50 milhões de quilômetros longe daqui, passeia em suas terras um serzinho solitário chamado de Curiosity.
Curiosity vagou por cinco meses no espaço até chegar ao planeta vermelho. Depois de uma bem sucedida aterrissagem, acompanhada por milhões de pessoas, agora ele roda aos pouquinhos tirando fotos, analisando rochas e preparando o homem para o destino de um dia, assim como o jipinho Curiosity, pisar nesse chão.
De praxe, o Curiosity tem seus momentos de descanso. Lá está ele tendo contatos que fico imaginando o tempo de sua resposta até chegar aqui na Terra e vice versa. O silêncio também incomoda.
Mas aqui há pessoas legais, aquelas que se importam com cães, gatos, peixinhos e outras coisas possíveis do amor. No centro da Nasa também tem essas pessoas que, no caso, acompanham a solitária caminhada do jipinho e Marte e, acredito, sonham junto com ele, os faz menos sozinho.
Quando se preparam para ligar o sistema de comunicações do rover - se é que ele dorme mesmo -, sempre começa com uma música, o que já é uma tradição tanto para máquinas quanto para astronautas. E pra alegria dele, é sempre boa.
Beatles (Good Morning Good Morning), The Doors (Break On Trough), George Harrison (Got My Mind Set On You), 30 Seconds From Mars (Echelon), Anthrax (Got The Time), Frank Sinatra (Come Fly With Me) e outras tantas fazem parte do rol de canções que foram listadas pelo pessoal que trabalha na Nasa e troca ideias com o pessoal sobre as curiosidades dessas e de outras missões. Outros dois rovers estão lá em pontos distantes, o Opportunity e o Spirit. Estes estão em marte desde 2004, o último, com a roda presa, continua mandando sinais e com nova função: plataforma estacionária de ciências.
Uma grande curiosidade: todas as músicas tem algum sentido quando tocadas desde informação até alguma ação e esse seu camarada conseguiu até uma lista de músicas tocadas para os dois primeiros rovers. Tem até Beth Carvalho com "Coisinha Do Pai" e "Samba de Marte", aliás, foi essa música que despertou pela primeira vez um outro rover, o Pathfinder. Vale a pena sacar qual é de cada música, por exemplo, quando chegou em seu 64º SOL (dias marcianos), foi tocado "When I'm Sixty-Four" dos Beatles.
Fiquei pensando nesse carrinho perambulando por lá, como perambulou Wall-E no filminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias