segunda-feira, 5 de agosto de 2013

P.J. Harvey lança música sobre o último britânico preso em Guantánamo

Está aqui nesse link do Guardian a mais nova música da cantora P.J. Harvey chamada "Shaker Aamer". A música é um empenho da cantora para que o pessoal americano liberte o último britânico preso por causa da paranoia do 11 de setembro e que culminou na infeliz prisão dentro da baía de Guantánamo, em Cuba.
Sua música pode ser ouvida exclusivamente pelo site do Guardian (clique aqui e ouça) mas que já se encontra no Soundcloud e aqui, no seu blog amigo no fim da matéria.
Shaker Aamer é um árabe com cidadania britânica preso no Afeganistão e acusado de ser o líder de uma das unidades de combate pago por Bin Laden. Por essa acusação foi sentenciado em 2002 a 11 anos de prisão sem direito a julgamento. Passado o tempo nada aconteceu.
Entidades dos Direitos Humanos e seu advogado dizem que não há bases que liguem Aamer a tais acusações foram feitas por testemunhas nada confiáveis e por confissões dele feitas a base de torturas praticadas. A ação tem tanta verdade que a própria administração Bush reconhece que não há evidencias que caiam contra Aamer e, mesmo assim, tanto em 2007 (administração Bush), quanto em 2009 (administração Obama) ele já foi considerado pronto pra ser solto mas ainda assim continua preso. Dizem que isso acontece porque Aamer é um cara que fala e luta pelo direito dos outros presos próximos a ele e que esta é uma das justificativas para sua continuidade na prisão.
O que causa certa raiva é que por causa de torturas, confinamentos na solitária e greves de fome nesse anos, a saúde tanto física quanto mental de Shaker estão cada vez piores. Seu advogado já falou que ele perdeu cerca de 40% de seu peso.
E sabe o que é ainda mais difícil? É que mesmo estudado e vivido nos Estados Unidos (foi pra lá aos 17 anos. Hoje tem 44), ajudou o exército americano como intérprete ainda na Guerra do Golfo.
Em 1996 mudou-se para o Reino Unido, lá conheceu sua mulher, a britânica Zin Siddique, teve quatro filhos (o menor ainda não conhece o pai). Continuou trabalhando como intérprete agora para escritórios de advocacia ingleses onde aproveitou para ajudar refugiados conseguindo acomodações e ajudas legais para imigração. Foi preso enquanto trabalhava no Afeganistão com caridades.
Desde que foi mandado para a prisão foram diversos os pedidos, ajudas, manifestações em favor de Shaker Aamer. Músicos, estudantes, entidades de classe sejam ingleses ou americanos pedem sua soltura. Sua filha de 12 anos mandou uma carta para o então Primeiro Ministro inglês, Gordon Brown, para ajudar seu pai. Em 2011, o jornal Wandsworth Guardian reportou que foram mandados pela Anistia Internacional cerca de 12.000 emails para a Secretária de Justiça Hillary Clinton e para o Ministro de Negócios Estrangeiros, William Hague para que ambos colocassem essa questão em pauta. O comediante inglês Frankie Boyle doou cerca de 50 mil libras para ajudar Aamer num processo contra o MI6 (O serviço britânico de inteligência) e, junto com o advogado, a atriz Julie Christie e dezenas de presos em Guantánamo fizram em julho desse ano uma greve de fome para chamar a atenção da mídia. Uma petição foi lançada e em abril coletou mais de 117 mil assinaturas.
Hoje. Não é só ele que sofre com a situação. Desde sua prisão, a mulher de Aamer, que vive em Tooting, sul de Londres, sofre de depressão e episódios de problemas mentais. Seu sogro revelou que quando Shaker foi preso, ele ofereceu o divórcio para ela. Ela respondeu: "Não. Eu esperarei por você".
Ela ainda o espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias