quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Proprietária recusou alugar apartamento após descobrir que pretendente era 'metaleiro'

Pois é. Isso aconteceu na cidade de Toronto, no Canadá. Um casal à procura de um novo canto para viver acham, enfim, o apartamento dos sonhos. Fazem então o primeiro contato com a proprietária. Tudo vai bem com conversas do preço, apresentação do local, perguntam sobre os papéis necessários, sobre a vida do casal, o que faziam, tomam café, trocam sorrisos, essas coisas.
O casal apresenta todas as documentações necessárias: são ambos trabalhadores, as contas estão em dia, o nome não é sujo e lhes entregam toda a sorte de papéis burocráticos necessários para dar seguimento ao aluguel. Tudo tranquilo e certinho e com o aval e a certeza da proprietária de que eles eram os mais fortes candidatos a conseguir o contrato.
Até que, fuçando no google, a proprietária descobre que o interessado faz parte de uma banda de doom metal, o Vilipend.
O lance todo é desfeito. As chances de conseguir as chaves caem a zero. Em resposta à mudança abrupta de opinião, a dona escreveu para eles: "Vou ser o mais direto possível com vocês. Estávamos quase certos em tomar a decisão à favor de vocês, porém, após nossas investigações sobre a banda Vilipend, isso  nos trouxe uma certa preocupação. Nos sentimos desconfortáveis com a energia que essa música manifesta". 
Após a notícia se espalhar e começar a aparecer nos principais jornais, Mike Crossley, o baixista da banda do parágrafo acima e inquilino recusado deu uma entrevista para Martin Kielty, da Classic Rock e falou que não esperava que fosse "julgado de forma tão miserável" apenas por tocar numa banda que fala, aliás, berra sobre a desgraça mundana. "O ponto não é que um casal de vinte-e-poucos-anos perderam um apartamento decente. Se Lara e eu fomos descriminados mesmo sendo duas pessoas com rendimentos, caucasianos, de classe-média, heterossexual com boas referências e créditos, imagine a dificuldade que alguém que não tenha essas vantagens deve experimentar." disse. "Nos preocupamos com o que não entendemos. O mundo está cheio de mentes fechadas. Eu espero que (com todo esse espaço na mídia) ajudemos a abrir pelo menos uma mente trazendo todo o cenário (metal) a luz.
Já em seu blog pessoal, Lara Crossley disse em um de seus posts chamados "Too Metal To Pay the Rents" (Metal Demais Para Pagar os Aluguéis) que o incidente os deixou muito magoados. "Em duas ocasiões foi nos dito pela proprietária, em punhos, que éramos os mais fortes candidatos e que ela não tinha nenhuma ressalva em alugar o apartamento para nós. A decisão dela nos negar o apartamento baseado no fato de que o trabalho musical de Mike pode ser acessado no Google é ofensivo e infringe completamente nossa privacidade".

Em seu último post ela deixa bem claro de que, além da tristeza de perder seu apartamentos dos sonhos porque seu marido é um metaleiro, a outra queixa (assim como a da entrevista de Mike para a Classic Rock) era a de que se eles, canadenses, brancos, héteros, estudados e com grana no caixa, tinham problema em alugar um apartamento apenas por um deles pertencer a uma banda que nunca vai tocar dentro da casa de uma família vitoriana, amish ou testemunha de Jeová, o que dirá daqueles que não tenham algum desses exemplos mostrados em sua definição de "exemplo de homem alfa". Sei lá achei arrogante

Então é isso. Se for morar no Canadá e eles perguntarem o que você faz, fale qualquer coisa mas nunca diga que tem uma banda de rock. Cuidado também com a palavra vilipêndio. Ninguém sabe o que pode vir depois disso.
Abaixo, o sonzinho da banda pra quem quiser conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias