domingo, 22 de julho de 2012

Seis meses de cadeia para integrantes russas do Pussy Riot


Presas desde quando cantaram a música "Holy Shit" em protesto contra o todo-poderoso presidente Vladmir Putin dentro de uma igreja ortodoxa russa em março desse ano, três integrantes do grupo Pussy Riot continuarão sob custódia até janeiro de 2013. Este blog vem acompanhando a saga dessas meninas.
De acordo com o site de notícias BBC, as três integrantes Nadejda Tolokonnikova, Ekaterina Samoutsevitch e Maria Alekhina, que tem respectivamente 22, 29 e 24 anos, elas estão presas por vandalismo e podem continuar presas por até sete anos.
Uma das meninas, Nadejda Tolokonnikova, chegou a fazer uma greve de fome pelo pouco tempo dado para preparação da defesa.
Tirando a igreja ortodoxa que pede para que elas sejam tratadas "severamente" pela blasfêmia ocorrida dentro da catedral - que tem grande poder de influência política desde a queda da União Soviética - muitas pessoas do meio artístico fizeram uma carta aberta onde diz que "Não há base legal ou razão prática para tal isolamento dessas jovens meninas que não fizeram nada realmente perigoso para a sociedade." Entre as ajudas internacionais encontram-se Adam Horowitz ou Ad Rock da banda Beastie Boys - que escreveu no blog da banda: "presas por serem muito punks?" - e os grupos Faith no More (abaixo com outras representantes do Pussy Riot), Red Hot Chili Peppers (aparecendo num show em São Petersburgo com a camiseta das meninas), Anti-Flag (que regravou a música "Virgin Mary, Redeem Us For Putin", também abaixo).
Se quiser acompanhar ou, de alguma forma, ajudar o grupo com mensagens para embaixadas, flash mobs etc, é só entrar nesse link que levará direto para o Free Pussy Riot.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias