terça-feira, 14 de agosto de 2012

Jeff Buckley por Tim Buckley

Aviso da gravação do filme aos moradores locais
Mais um filme contando a vida de um astro do rock prepara para ter sua grande estreia em setembro, no Festival Internacional de Filmes de Toronto.
"Greetings From Buckley", de Daniel Algrant ("O Articulador", 2002), conta a história de Jeff Buckley (morto ao se afogar num rio aos 30 anos em 1997), ao se preparar para subir no palco e tocar no tributo de seu próprio pai, o famoso cantor folk Tim Buckley, em 1991. A linha do drama é o conflito que tem com o pai que, um mês após seu nascimento, se separa e acaba virando uma das vozes da contracultura na segunda metade dos anos 60.
O conflito se explica pelo fato de Tim ser, da noite para o dia, um aclamado cantor folk pela qualidade de seu trabalho como músico e letrista. A situação inusitada de ser pai e famoso cantor ainda aos 19 anos podem ter sido um dos efeitos para a separação de afeto entre pai e filho. A ironia é que, mesmo afastado de qualquer influência do pai - eles só se viram uma vez quando Jeff tinha oito anos e, um ano mais tarde, Tim morreu de overdose aos 28 anos - ele acabou também se tornando um músico reconhecido.
O grande momento dessa reviravolta acontece em Nova Iorque, quando é convidado para tocar - contra sua vontade, pois não queria ter seu pai como ponte para sua carreira e alegou que cantaria músicas que não eram suas - no concerto tributo "Greetings From Tim Buckley" na igreja de St. Ann e é aqui onde sua curta carreira começa e que toda a história é contada.
Para fazer o papel deles foram chamados os atores Penn Badgley ("A Mentira" - 2010 e "Todas Contra John" - 2006) para fazer Jeff e o novato Ben Rosenfield para encarnar Tim Buckley. Outro que também estreará em filmes será o baixista do Anthrax, Frank Bello, no papel do figuraça Richard Hell.
Um grande momento desse filme deve ser de quando ele canta a música de seu pai, a "I Never Asked To Be Your Mountain", que, de acordo com o monstruoso "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer" a canção é "uma tumultuada autojustificação para a mulher, e o filho Jeff, de quem estava afastado".
Aliás, ambos, Tim e Jeff, tem seus discos relacionados no livro .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias