segunda-feira, 11 de junho de 2012

Vendido o disco mais caro dos Sex Pistols e uma corrida pelo item

Imagem: eBay
Por quase 20 mil dólares (pouco mais de 40 mil brasileiros) foi vendido um disco de acetato - até a pouco considerado mais um dos mitos da indústria fonográfica - dos Sex Pistols. O disco tem duas músicas que são "No Fellings" e "God Save The Queen" e foi lançado como disco promocional pela gravadora L.T.S.. Só existem duas cópias desse promo sendo que a que foi vendida foi dado de presente por Malcolm McLaren para seu primeiro dono (o disco vai para seu terceiro). Tudo registradinho no site eBay.
Registro: essa matéria eu vi primeiro no Uol Música, que informou que foi tirada do site NME, que disse que foi informado pelo site WhatSellsBest, que como seu nome já diz, reportou dessa venda que rolou no eBay e que já dei seu link no final do outro parágrafo. Mais requentada, impossível.
Mas uma coisa me chamou a atenção e não foi considerado nessas matérias... porra cara, cada coisa que eu viajo: a corrida pelo disco raro dos Sex Pistols pelos seus oito candidatos.
Com duração de uma semana (oito dias porque eles começam a partir do dia 0) para chegar ao seu ganhador, o martelo começou na sexta-feira do dia 1º de junho com o primeiro lance em 5 mil libras (quase 16 mil cruzeiros) e logo houve dois interessados que aumentaram o valor do disco em 7.500 (23.800 nossos).
No segundo dia (sábado) foi ofertado os mesmos 7.500 e assim ficou. Passou um dia. Nada. Chegou o segundo e aquele silêncio. 
No quinto dia, alguém reparou que o valor tinha se estagnado. Provavelmente seria esse o preço a ser pago pelo raro acetato de duas músicas, então lançou: "Dou 7.600 nessa bagaça!" 
Sexto dia e outro berrou de lá do fundo: "7.600? Essa mixaria? Pago 7.900 nessa bicharia que colocarei numa estante d'onde nunca mais sairá porque não tenho vitrola." 
Chegou o sétimo e penúltimo dia. Um dos caras que ofertaram 7.500 não se conteve. Desesperado para ter tal relíquia, não pensou duas vezes, aliás, pensou sim. "Aumento minha oferta em mil libras. 8.500." Passam coisa de 10 minutos e um novo comprador cobre a oferta do rapaz. "Consegui dinheiro com minha mãe agora", disse. Mais três minutos e eis que ele consegue mais 500 mangos emprestado de sua progenitora e o valor chega em 9.000 libras (pouco mais que nossos 28.500). Ao ver tal atrevimento, o tal desesperado se desespera de uma vez. Retirando o dinheiro que era destinado a faculdade das crianças - "Nunca chegarão", imaginou -, pensou pela segunda vez e, com aquela fagulha de esperança, meio meditabundo, triste, melancólico e sorumbático, cobriu a oferta do garotão na expectativa de que uma mãe decente não daria dinheiro para um moleque ficar ouvindo música barulhenta o dia todo no quarto. "Dou 9.000 também. Amanhã preparo os papéis de minha separação", conformou-se. Agora era esperar o último dia e...
"12.629,79 (40.058 Reais bem reais). Esse é meu lance. Alguém paga mais por essa joça?", revelou o novo candidato. "3 paus, 629 e 79 cents a mais", comentou sobre o óbvio.
Nos momentos finais eis que, falando baixinho, um último comprador oferece 300 libras à menos. "Vai, dou 12.529,79 e não passo disso porque acredito que esse valor não passa de um pusta blefe. Eu sei que vou pagar o pato por arcar essa dinheiragem toda mas eu quero esse disco."
Não era blefe.

Obs: As datas e preços ofertados pelo disco são as registradas no "Bid History" do produto no eBay. A história foi uma viajada que me foi aparecendo e aparecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias