sábado, 9 de junho de 2012

Os 20 anos de "Angel Dust"

No dia 8 de junho de 1992, "Angel Dust", o quarto disco da banda Faith no More foi lançado nos EUA e Reino Unido. Este é o segundo disco com Mike Patton depois do absurdo sucesso que tiveram com o último, o "The Real Thing". Este também seria o último disco com o barbudo Jim Martin.
"Angel Dust" foi criado após uma pausa de um ano e meio do fim da turnê de "The Real Thing". Tudo é diferente do que se podia esperar do último. Começando pelo nome que é o apelido de uma droga alucinógena sintetizada chamada peniciclidina que antes era usada com finalidade analgésica. Com o declínio do LSD ela entrou em seu lugar e ganhou diversos nomes como PCP (Peace Pill!!), Crystal e Pó de Anjo. O nome foi escolhido por Roddy Bottun.
A capa, que tem uma garça com um fundo azul, muda drasticamente com sua contracapa onde aparece a imagem do que se parece um matadouro com uma cabeça de vaca e frangos suspensos por ganchos. "A beleza com o doentio", de acordo com Billy Gould e Mike Bordin.
Dentro, o disco contém 14 músicas e quatro delas ganharam espaço no ranking das mais tocadas em diversos países (MidLife Crisis, A Small Victory, Easy e Everything's Ruined), assim como o disco que chegou entre os top 40 em oito países. Ao todo, foram vendidas 3 milhões de cópias do disco em todo o mundo, o que rendeu para Angel o disco de platina na Europa e o de ouro na Austrália. Também foi colocado como "álbum do ano" em diversas revistas de respeito como o The Village Voice, Kerrang!, Revolver e Metal Hammer. Isso quando nesse mesmo ano a explosão grunge estava no seu ápice e ainda disputava posições com outros marcos do ano como "Nevermind" (Nirvana), "Countdown to Extinction" (Megadeth), "Automatic For The People" (R.E.M), "Mondo Bizarro" (Ramones) e por aí vai...
Eu odiei esse disco por muito tempo por achar muito "comercial" (na cabeça de um adolescente idiota de 15 nos). Hoje é um dos grandes clássicos da música (na cabeça de um adulto idiota de 35 anos).

Um comentário:

  1. "Eu odiei esse disco por muito tempo por achar muito "comercial" (na cabeça de um adolescente idiota de 15 nos). Hoje é um dos grandes clássicos da música (na cabeça de um adulto idiota de 35 anos)."

    Genial....texto genial.
    20 anos, o tempo que leva para criar um clássico...

    ResponderExcluir

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias