sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Os filmes, sua trilhas

Dias atrás assisti ao filme "O Lutador" (The Wrestler - 08) e além de ser um pusta filme, tinha uma trilha sonora oitentista em geral. Muito boa, muito bacana que me deu na cabeça lembrar de alguns filmes que tinham uma trilha bombástica, louca, rock, que me faria (ou fez) correr atrás de mais informações.
Fiz, então, uma lista daquelas que me apareciam na mente. Com de costume, dou uma geral com uns comentários sobre os porquês de cada escolha. Tirei da lista filmes sobre bandas como The Doors, The Wall e outras que mostram apenas uma ou duas bandas no filme inteiro. O bacana seria vários grupos diferentes num filme só, o que considero primordial para um leque maior de novidades.
Claro, se alguém lembrar de outras, a lista vai ficando cada vez maior.
Comecemos, então com:
O Lutador (The Wrestler - 08) - Como citado acima, a trilha hard rock pesadão dá um baita gás na história de um e, por que não?, vários lutadores da luta livre em fim de carreira. Filme triste e belo e a atuação de Mickey Rourke e Marisa Tomei ultrapassam a sensibilidade, a cumplicidade e o calor humano num momento de total solidão que faria um tijolo se emocionar. Na trilha: Quiet Riot, Ratt, Accept, Slaughter, Bone Crusher, Thunderheist, Bruce Springsteen, Cinderella e outras
Judgement Night (idem - 93) - O filme em si não é aquela maravilha. Quatro amigos estavam indo para ver uma luta de boxe, com o trânsito parado, resolveram cortar o caminho e acabam virando testemunhas de um assassinato feito por traficantes. Filme de ação que não deixará sua vida vazia e sem sentido se deixar de assistir, mas a trilha tinha uma novidade ao colocar bandas de rock e rap trabalhando em conjunto em cada música. O resultado, aí sim, transformou a trilha sonora mais conhecida que o próprio filme.
As duplas? Biohazard e Onyx, Helmet e House of Pain, Living Colour e Run DMC, Slayer e Ice T, Pearl Jam e Cypress Hill (o Cypress também faz uma jam com o Sonic Youth), Faith no More e Boo-Yaa T.R.I.B.E. Só essas já fazem com que você não se empolgue demais. A sua casa pode ficar em perigo de destruição.
O Último Grande Herói (Last Action Hero - 93) - Parece que esse foi o ano das trilhas sonoras, afinal estávamos no início da explosão grunge. O filme, que conta com Arnold Schwarzenegger (confesso que demorei para escrever esse nome) tem até que uma história divertida e forçada propositalmente para mostrar o que acontece quando uma criança ganha um tíquete mágico e que o faz entrar no filme de seu artista preferido, Jack Slater. Um filme dentro de outro filme. A trilha trouxe uma música que ficaria nas rádio daqui tocando sem parar: "Big Gun", do AC/DC. Mas tinha também Alice in Chains, Megadeth, Anthrax, Fishbone, Queensrÿche, Cypress Hill (novamente), Aerosmith etc.
Alta Fidelidade (High Fidelity - 00) - Filme "moderninho", cheio de influências pop e bacaninha que conta a história de um dono de loja de discos fanático por fazer aquelas listas "top 5" que, após tomar um pé na bunda da namorada, resolve ver suas cinco principais ex-namoradas. Como a maior parte do filme ele está na sua loja, a "Championship Vinyl", é exatamente nela que encontramos as melhores partes do filme. O final é uma bobagem, mas vale a pena assistir sem nenhum compromisso. Baseado no livro do então escritor queridinho Nick Hornby, virou cult. Tinha The Kinks, Velvet Underground, Beta Band, Stereolab, Bob Dylan, Elvis Costello, 13th Door Elevators, Joan Jett, Chemical Brothers, Grand Funk Railroad, De La Soul, Stevie Wonder, Stiff Little Fingers, Aretha Franklin, Barry White e mais uma porrada de banda. A trilha sonora lançada não tem nem metade das músicas que aparecem no filme.
Vida de Solteiro (Singles - 92) - Essa é a tomada da invasão grunge nos filmes. Serei sincero. Não vi esse filme e nem me interessei em vê-lo. Não era fã da época desse estilo que chegava a ter raiva de quem gostasse dessa bobagem de calça rasgada e camisa listrada em cima de outra camisa listrada. O que hoje é o emo, o grunge era para nós, radicais xiitas. Hoje, digo que estou mais relevante a essas bandas e gosto de boa parte delas, principalmente aquelas que pouco fizeram sucesso na cena mundial. A trilha, vai, é boa sim: Pearl Jam, Mother Love Bone, Jimmi Hendrix, Mudhoney, Smashing Pumpkins, Screaming Trees, Jane's Addiction, Pixies, John Coltrane, R.E.M., The Cult, Tad, Alice in Chains, Sly and The Family Stone, Soundgarden e por aí vai. 
A Escola do Rock (The School of Rock - 03) - Não iria falar dele por seu meio que óbvio, mas se não falasse, seria sacanagem. De todos os filmes que falei até aqui, acredito que esse seja o mais famosos de todos, até pela data de seu lançamento. Aqui, um músico fracassado sai da banda e pode perder seu canto na casa que divide com um colega caso ele não arranje um emprego. Ele forja um documento que o faz ser professor de música no lugar desse seu amigo e começa a fazer a diferença manipulando tudo e todos. Outro filminho bacaninha com uma trilha em sua maioria setentista que tem The Clash, Kiss, Black Sabbath, Cream, AC/DC, The Who, Led Zepellin, Stevie Nicks, Ramones, Deep Purple, T-Rex etc.
Cecil Bem Demente (Cecil B. Demented - 00) - Filme demente e poderoso e de um puta humor negro do diretor mais desgraçado do mundo, John Waters. A história conta o sequestro de uma atriz de primeiro escalão de Hollywood forçada a fazer parte de um filme underground com um grupo que faz o possível e o absurdo para com seu diretor terminar o filme atacando outros filmes e fazendo o diabo para o seu grande final. Nunca fui o mesmo depois desse filme. Trilha: The Locust, Moby, Meatjack, The Sex-O-Rama Band, Substance D, XXXBombshell. Rola até Liberace!!
Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (Lock, Stock and Two Smoking Barrels - 98) - Filme que foi antecessor de "Snatch - Porcos e Diamantes" (Snatch - 00) de Guy Richie, ou seja, menos conhecido e muito mais alucinante conta o que acontece com um grupo de amigos que resolvem colocar o melhor jogador de cartas contra gente perigosa. O cara perde e tem uma semana para pagar 500 mil libras e, como pagar? Assaltando um grupo que irá roubar maconha de um outro grupo e que... Eu falei que era alucinante, não falei? Pois é. Assista, chore de rir e escute as músicas de James Brown, Dusty Springfield, The Stooges, E.Z. Rollers, Skanga, Stone Roses, Evil Superstars, Junior Murvin, Ocean Colour Scene e mais algumas bate cabeças.
Tem algum outro filme que serviria aqui? Vai, manda a lista para a gente dar uma olhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias