segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Nada Surf

Era anos 90 e a música grunge começava a ter relativo sucesso ao entrar em algumas rádios. Nesse mesmo momento, um outro movimento agradava algumas pessoas que queriam apenas dançar e beber e amar e o que viesse pela frente. Era chamado de guitar band. No final mudou para o nome indie, ou alternativo.
Guitar band não era exatamente um guitarrista virtuoso esmerilhando a guitarra. Nada disso. Era na verdade grupos com músicas simples, sem nenhuma grande intenção mas que tinham como apoio guitarras pesadas em harmonias nem muito sofisticadas e nem muito aceleradas. Como disse, era o suficiente para dançar e beber e amar e fazer o que viesse pela frente e havia uma galera que seguia esse estilo.
Havia entre essas bandas Cat Power, Teenage Fanclub, Pavement, Sonic Youth, Guided by Voices, The Fall, The Jon Spencer Blues Explosion, The Rentals, Superchunk, Weezer, Pixies e outras. Havia espaço para as nacionais e aquela que despontava era o pessoal do Hateen (sim! acredite!).
Um dos lugares em SP onde se podia ouvir esse tipo de som era no saudoso Espaço Retrô. Você encontrava todo o tipo de figura em sua fila de entrada: metaleiros, punks, góticos, freaks, gente bonita, gente monstruosa... uma vez, na minha frente havia uma menina com uma vela acesa. "É pra dar bons fluídos", ela me disse. Sei, sei.
No local, as pessoas ficavam espalhadas como normal. Nos pufs do andar de cima, que dava vista para o palco, nas escadas, no bar, no banheiro, no corredor que rodava quando se tomava biritas demais e, obviamente, no palco. Mas (esse é um "mas" que adoro: o mas do tchã-tchã-tchã-tchããã!) era só tocar uma música especial, aquela que por não sei que motivo, ativava a loucura nas pessoas e lá você as via, correndo em direção ao palco e todo mundo dançava e bebia e amava e fazia o que viesse pela frente. Puta coisa de doido.
O que quero dizer com tudo isso é que uma dessas bandas vem para o Brasil e seu nome é Nada Surf.
Os caras tocam aqui para a apresentação de seu sétimo disco chamado de "The Stars are Indifferent to Astronomy" dia 25 de abril em São Paulo, no Cine Joia (no site ainda não há nada da vinda deles, mas aparece no site oficial da banda) e dia 28, em Curitiba, no Music Hall (antigo John Bull Pub). 
Abaixo, o "sonzinho" que eles faziam e que todo mundo saia correndo para dançar, principalmente com a explosão do refrão.


Antes que eu esqueça, outra banda, o Atari Teenage Riot também toca no Cine Joia dia 23 de março

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias