segunda-feira, 1 de agosto de 2011

MTV: 30 anos

(esfriou mas tranquilo) E hoje a MTV fez aniversário. 30 anos mostrando clipes e andando lado a lado, senão influenciando, com a cultura juvenil de dezenas de países. 
As 12:00 do dia 1º de agosto de 1981, aparecia a primeira vinheta do canal. O lançamento de um foguete (Apollo 11) e as imagens do astronauta na Lua com uma bandeira hasteada com o logo da MTV. "Video Kill the Radio Star" do The Biggles foi o primeiro clipe a aparecer aqui. O segundo foi "You Better Run", de Pat Benatar. Os primeiros minutos da MTV foram lançados na TV a cabo, mesmo com uns probleminhas como transmitir vídeos sem cores quando colocados no VCR. Nada demais para um início.
Com sua presença na casa das pessoas e seus tentáculos alcançado uma audiência cada vez mais global, a MTV começou a reparar, angariar ou impor muitas tendências boas e ruins, a perseguir e ser perseguida. Exemplos? Ela foi responsabilizada (bem, ainda é) por reduzir o tom musical das bandas para algo mais estético, caricatural; a música negra demorou mais dois anos para aparecer regularmente na sua grade e essa quebra aconteceu com "Billie Jean", de Michael Jackson. Vários de seus programas foram considerados controversos e preconceituosos. Brincadeiras idiotas e palavras grosseiras ditas no ar também deram problemas processuais para a Music Television 
Também teve destaque os vídeos censurados pela empresa. Afinal, se eles são perseguidos, os outros também pagam. Músicas ou programas que contenham linguagem grosseira ganham espaço apenas tarde da noite ou tem suas letras modificadas e tarjas pretas para camuflar certas imagens do clipe/programa. Tem aqueles que perderam espaço totalmente porque era impossível - para a lógica moral imposta à MTV americana ou por eles mesmos - lançá-los. Entre dezenas deles estão Sepultura (Arise, Refuse/Resist), Megadeth (A Tout Le Monde, In My Darkest Hour), Madonna (Justify my Love, Erotica) e clipes de outros como Twisted Sister, Queen, Van Halen, Primus, Foo Fighters, Enrique Iglesias (!!!) etc.

Mas não teve só cousas negativas nesses 30 anos de convivência com o telespectador, em sua grande maioria, adolescente. O MTV Unplugged que está no ar desde 1989, trabalhos sociais (Think MTV), direitos civis (Fight for Your Rights), campanhas para conscientizar o voto jovem e o uso responsável da energia fizeram parte do trabalho nesses 30 anos de atividade. A marca cresceu e ganhou irmãs paralelas que funcionam como colaboradoras para diferentes tipos de músicas e pessoas. A VH1, MTV2, Tr3s, MTV Hits, MTV Jams, mtvU, Comedy Central, Nickelodeon,  e, recentemente, a MTV HD são algumas dessas "irmãs" em mais de 40 localidades mundiais diferentes.
Goste ou não, ela faz festa e comemora com todos os louros três décadas de músicas, controvérsias e atitudes no meio da geração Z, Y... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias