quarta-feira, 6 de julho de 2011

Os 10 melhores vídeos pelo NME

(vai ficar mais frio?) Ví a matéria não pelo NME, que elegeu seus 100 melhores clipes para comemorar seu novo cantinho para os vídeos musicais, mas pela UOL, que pegou as 10 principais.
Listas são cousas bacanas, mas muito pessoais, depende de bancas e por vezes são parciais demais. Listas são difíceis de agradar todos, pode ver as repostas que rolam na página brasileira pra entender o que falo, ah, você sabe do que falo. Com certeza assistiu "Alta Fidelidade" (High Fidelity - 2000) e... não? então não perca tempo de assistir.
Como num blógue não há limites para falar de nada e é tão pessoal como uma lista, posso falar de mais detalhes sobre os "100 mais da NME" que achei interessante de ver.
Bem, uma que a lista não me satisfaz, claro, mas é regular. O bacana dela são as grandes e simples sacadas que vem junto com o clipe: o diretor da bagaça, ano de lançamento, um pequeno release e o "best bit", algo como melhor momento do vídeo. Com esse negócio em mãos podemos viajar na lista que reproduzo abaixo:
10º Prodigy - "Smack My Bitch Up" 
9º Sigur Rós - "Vidrar Vel Til Loftarasa"
8º Beastie Boys - "Sabotage"
7º Weezer - "Buddy Holly"
6º Foo Fighters - "Everlong"
5º Björk - "All is Full of Love"
4º Soundgarden - "Black Hole Sun"
3º Chris Isaak - "Wicked Game"
2º Radiohead - "Just"
1º Johhny Cash - "Hurt"

  • As 10 melhores são clipes beirando os anos 1989 (Chris Isaak) até 2002 (Cash). 13 anos de diferença
  • São seis bandas americanas, duas inglesas e duas islandesas. As duas primeiras a gente entende, mas a última é algo inédito até nos esportes, acho.
  • Spike Jonze, diretor dos clipes do Beastie Boys e Weezer (diretor também do fodástico filme "Quero ser John Malkovich" - 99 e "Adaptação" - 02) foi o cara da evidência. 
  • Aliás, da nacionalidade dos diretores: são quatro americanos, dois ingleses, um sueco, um(a dupla) islandês e um francês. Deles, quatro produzem ou já produziram filmes como o já citado Jonze, Mark Romanek ("Retratos de uma Obsessão" - 02), Michel Gondry ("Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança" - 04) e Jonas Akerlund ("Spun - Sem Limites" - 02).
  • Aliás, Akerlund, antes de se envolver na direção de clipes, foi (olha a festa do "b") baterista da banda de black metal Bathory.
  • O sitio noticioso inglês Guardian colocou seus "20 clipes de todos os tempos" (deles, né!) e também deu o clipe de Johhny Cash em primeiro lugar, o que lhe dá muito mais prestígio e para seu diretor. Deles outros dois clipes daqui aparecem lá: "Just", do Radiohead, em 4º e "Sabotage" dos Beastie Boys", em 9º.
Então, ao grande vencedor, nada melhor que ver seu clipe e começar a listinha pessoal dos 10 mais, reclamar ou falar mal dessa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias