segunda-feira, 18 de julho de 2011

Comerciais, por favor. Gol: Carro de "roqueiro"

De bobeira encontro essa matéria que não mudará em nada a forma como vivemos ou nos comunicamos, bem, nada que eu escrevo muda: a Volkswagen lançou o Fox e o Gol Rock in Rio. Por essa, o carrinho de 30 anos leva a marca de "carro de roqueiro".
Explico. Esses nomes bizarros, que dão jus a algo que chame mais a atenção do que números e siglas já não é de hoje como forma de dar esportividade, classe ou pra chamar um pouco da atenção pelo aspecto da exclusividade, mesmo que isso fosse apenas uns apliques ou um detalhezinho nos bancos ou no painel. Só o Gol teve vários como Atlanta, Star, Rallye, Fun, Copa etc. Nada incomum se houvesse o fato de que essa é a segunda vez que eles fazem uma "homenagem" ao rock.
A primeira vez rolou em 1995, quando veio para cá os Rolling Stones. Pronto, lançaram o Gol Rolling Stone com uns adesivos em alusão ao disco "Voodoo Lounge" e a turnê que faziam no Brasil, mais Rio.
Nós, garotos que queriam uma grana para pagar uma gravação num estúdio, também fizemos nossa homenagem vendendo "Rolling Beer", as latinhas que rolavam ladeira abaixo. O Gol é rock!
Uns tempos depois, a Volkswagen lançou um novo modelo, esse tão especialíssimo que eu nunca vi na rua. O Vintage.
Preparado para fazer parte dos 30 anos do carrinho no Brasil, além de aparecer com faixas esportivas (um carro muito bonito), o dono recebia uma guitarra! Uma bela Tagima Stratocaster com o logo da Volks no corpo da guitarra. Não acho que o dono recebia amplificador, pedal ou cabo.
Essa é sua terceira versão com apelo ao rock. Nunca ví outro tipo de apelo. As Olimpíadas receberam duas também com o Gol Atlanta e Ouro (O Monza teve sua versão "copa" chamada Barcelona). Assim, como o Gol também enveredou pelo óbvio - a Copa do Mundo e usando como nome, "Copa" - e, bem depois, a linha Kadett, da Chevrolet teve a versão Turim (Copa da Itália). Nenhum carro ou fábrica que eu lembro colocou, nem se fosse um mero adesivo, algo sobre música. Só ele.
A estratégia de marketing de um carro assim não sei se dá gás nas vendas. O bicho é caro, custa mais de 35 mil Reais. Serão feitas 900 unidades dessa versão e, dessa vez o Gol vem acompanhado do modelo Fox, esse mais caro (quase 41 mil) e mais exclusivo (350 carros). Diz que quem comprar um desses carros, ganha senha para baixar músicas "gravadas durante o evento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias