quarta-feira, 1 de junho de 2011

De quando God Save the Queen foi banido

Ninguém sabe exatamente - ou todos sabem demais - quem é o "dono" e qual é o verdadeiro significado da palavra/atitude "punk", mas todos sabem que existe a era antes e depois de Sex Pistols.
O som e a fúria já tinham começado em 1976 com a Anarchy Tour com o The Clash, The Damned e a americana The Heartbreakers que foi uma bela furada com vários shows cancelados pelos prefeitos, sociedade ou igreja, pelo caos que traziam juntos com a turnê. Um verdadeiro escândalo.
Marketing viral!
Mas (adoro um "mas") em maio de 1977 os Sex Pistols lançam "No Future" que, depois foi mudado para "God Save the Queen". Não foi apenas um lançamento e uma mudança normal - a banda nada tinha de normal para atitudes tranquilas -, foi exatamente no jubileu de prata da Rainha Elizabeth II. 
Antes de ser lançado tiveram problemas com a capa, criação de Jamie Reid, por causa do rosto da rainha com os olhos e a boca cobertas com a música e o nome da banda com as letras recortadas. O trabalhadores da Virgin a acharam tão ultrajante que negaram produzi-la, depois que as primeiras 25 mil cópias do disco foram destruídas pela outra gravadora, a A&M. Bem, ao ser lançado, enfim, em 27 de maio, a música logo alcançou o segundo lugar nas paradas de singles da Grã-Bretanha, o que gerou a ira da ala majoritariamente conservadora e cristã. Há rumores de que o single tenha chegado ao primeiro lugar mas alguém do Instituto Fonográfico Britânico decidiu que aquilo não deveria acontecer. Até que a BBC entra no jogo.
No dia 31 de maio, a BBC anunciou que estava banindo "God Save the Queen" das rádios pela mesma ser de um "horroroso mau gosto"(?). A partir daí, todas as rádios absurdamente fizeram o mesmo. Pronto. A notícia se espalha ao redor do mundo definitivamente. Quem banda era essa que estava banida das rádios? O que fizeram para tanto? Como é o nome mesmo?
Marketing viral! A banda, agora, era conhecida mundialmente.
O louco é que isso não foi nada em comparação com o que iriam fazer. Exatamente nas festividades do jubileu da rainha, Malcolm McLaren, empresário e inventor dos Pistols, resolveu alugar um barco para fazer mais publicidade. Dois dias depois da festa, navegaram no rio Tâmisa, passaram pelo Parlamento e zoaram o barraco. Foram cercados pela polícia, sairam todos presos, o caos. 
Marketing viral! 34 anos de marketing viral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias