quinta-feira, 2 de junho de 2011

44 anos do primeiro álbum de Bowie

(faz um frio...) Início de junho de 1967. O recém nomeado David Bowie (antes era Davy Jones e não confundir com o homônimo do The Monkees. Eles já se fizeram isso) estava cansado de singles e bandas que não davam certo (Konrads, King Bees, Manish Boys, Buzz, Riot Squad e em todas almejando o sucesso a qualquer custo), enfim sai seu primeiro disco. 
"David Bowie" é lançado na Inglaterra no mesmo dia que chegam as lojas o "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" dos Beatles. Produzido por Mike Vernon (Ten Years After, Fleetwood Mac) e com Gus Dusgeon (Beach Boys, Elton John). O álbum não é aquele sucesso. Geralmente é conhecido como um disco que faz um apanhado dos singles imprestáveis lançados por ele, mas já apresenta um jeito estranho, uma mistura doida de tudo que na música. "Parecia que havia raízes de todos os lugares, no rock e no valdeville e na music hall. Não sabia se eu era Max Miller ou Elvis Presley.", disse uma vez o camaleão. Para críticos da época "o vinil equivalia-se a uma doida num sótão."
Pode ser que tenha sido um disco ruim, mas não demoraria muito para ele entrar em evidência. Era só esperar o próximo disco, o "Space Oddity".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias