quarta-feira, 22 de junho de 2011

China solta, enfim, Ai Weiwei

A polícia chinesa diz que liberou, após pagamento de fiança e por "bom comportamento", sabe lá o que isso quer dizer, o artista e ativista cultural mais polêmico do país, Ai Weiwei. Diz, porque nem a irmã dele ainda sabe disso ou onde ele está.
Desde abril, Ai Weiwei fora mantido preso em lugar desconhecido pela polícia depois de ser detido no aeroporto de Hong Kong, supostamente por desvio de dinheiro. Tirando a mídia chinesa que apoiava a prisão de Weiwei "por ter ultrapassado a linha vermelha das leis chinesas", como escreveu o Global Times sem dar o nome do autor do comentário, todos apoiavam a libertação do chinês gordinho. Como forma de protesto, grupos de artistas ficaram sentados em cadeiras em frente aos consulados da China em vários países. A história completa - ainda contando o tempo que Weiwei está preso - você pode ler aqui, em inglês.
Um documentário sobre seu trabalho está sendo desenvolvido por Alison Klayman chamado "Ai Weiwei Never Sorry" que você pode ver o teaser abaixo.
Agora, solto, o mundo prestará atenção nos próximos passos que o criador do "Ninho de Pássaro", o Estádio Olímpico chinês dará, principalmente a polícia chinesa.
Infelizmente, no seu sítio é impossível encontrar alguma cousa sobre sua soltura ou seu trabalho. A única frase que dá para se ver é "Você já sentiu que está em um lugar errado alguma vez?" Ah, tem uma mosca também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias