terça-feira, 17 de maio de 2011

Pet Sounds 45

Em 1965 alguns dos melhores álbuns de todos os tempos ou de sua época foram lançados. "Here Are The Sonics" (The Sonics), "Turn, Turn, Turn" (The Birds), "The Kink Kontroversy" (The Kinks), "My Generation" (The Who), "For Your Love" (The Yardbirds), além do esperado "Rubber Soul", dos Beatles, faltava uma banda trazer à tona um dos mais fantásticos discos já produzidos.
Em 1966, era a vez dos Beach Boys lançarem algo acima dos seus concorrentes mais próximos e, principalmente da banda a ser superada, os Beatles.
Brian Wilson, o líder da banda, começou então com o que seria o melhor álbum do grupo, o "Pet Sounds".
Havia a intenção de início de lançar o álbum no natal, não deu e quem conseguiu, vendeu seu disco que nem água (Beatles). Brian não baixou a cabeça.
Foram dois meses para compor e escrever as canções, várias experimentações com direito a campainha de bicicleta, latinhas etc. Ele queria parar de qualquer forma a "Invasão Britância" com um clássico maior que os outros, as maiores ambições e todos os louros possíveis da indústria musical. Nada humilde a façanha já que "Rubber Soul" era de cara considerado o melhor disco dos Beatles e tinha as músicas "Norwegian Wood (The Bird Has Flown)" e "In My Life" como carros-chefe.
Com as músicas prontas era a hora de gravar todas as partes. Brian Wilson recorreu a inúmeros dispositivos novos para a época para as gravações. O uso do "wall of sound", criado por Phil Spector, para as gravações também foi utilizado. Aliás, diz-se que o nome Pet Sounds, vem das iniciais de Phil, além de ser algo como as "músicas de estimação" de Brian. Apesar de toda a tecnologia em suas mãos, Brian decidiu gravar o disco em mono por diversas razões, entre elas de que a maioria dos aparelhos caseiros e automotivos não tinham sistema estéreo de áudio e é apontado que outra das escolhas era de que o vocalista era "surdo de um ouvido"(?) o que o fez não se interessar nessa novidade.
Pouco antes de lançar, foram colocados os singles para a prova. O primeiro foi "Caroline, No", seguido de "Sloop John B" e as magníficas "Wouldn't it Be Nice" e "God Only Knows". 
O disco, lançado no dia 16 de maio de 1966, foi um sucesso comercial e, curiosamente, fez mais história no Reino Unido do que na América do Norte. Lá foi influência, pasmem, até para os Beatles que, após esse disco, lançaram "Revolver" três meses depois. Ao lado desse disco dos Beatles e mais o "The Psychedelic Sounds of the 13th Floor Elevators" o disco do Beach Boys foi considerado um dos primeiros álbuns clássicos de psicodelia.
Se você acha que Brian Wilson conseguiu o que queria, infelizmente, não acertou. Após o lançamento de "Revolver", Brian começou o que seria o disco dos sonhos entitulado "Smile", mas os Beatles fizeram"Sargent Peppers" e Wilson teve um colapso nervoso.
Isso aconteceu há 45 anos atrás e, hoje, Brian Wilson pensa em reunir a banda mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias