terça-feira, 10 de maio de 2011

Há 17 anos, Weezer lança seu primeiro álbum

Nem parece que faz tanto tempo assim. Em abril de 1994 morria Kurt Cobain e em maio do mesmo ano mais um disco independente ganhava a atenção da mídia: Weezer ou, também conhecido como "Álbum Azul".
De primeira, o grupo liderado por Rivers Cuomo acertava em todas as direções. Estavam num selo independente e forte, o DGC (David Geffen Company) - o mesmo que lançou o Nirvana -, tinham como produtor o vocalista e guitarrista do The Cars, Ric Ocasek e, para arrebentar, o álbum aparecia com músicas que até hoje fazem parte de muita festa. Algumas músicas cheguei a ouvir no antigo Espaço Retrô, logo no seu fim e lembro que o pessoal reagia bem aos refrões.
Músicas que logo que foram lançadas, fizeram parte da cultura daquela época e de hoje: "Surf Wax America", "My Name is Jonas" e as que acabaram com um brutal sucesso: "Undone - The Sweater Song", "Say it Ain't So" e "Buddy Holly".
Para dar mais força, os clipes de "Say it Ain't So" e "Buddy Holly" foram dirigidos por Spike Jonze. O mesmo que fez clipes para Sonic Youth, Beastie Boys, R.E.M., Björk etc e que fez os filmes "Quero ser John Malkovitch", "Adaptação" e "Onde Vivem os Monstros".
Sete meses depois de lançado, o álbum ganhou um disco de ouro. Um mês depois, o de platina.
Nada melhor que ouví-los nesse quase fim de dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias