terça-feira, 24 de maio de 2011

1958: o dia que Jerry Lee Lewis sentiu a ira popular

Essa todo mundo conhecia. Eu também, ainda mais com o filme "A Fera do Rock" (Great Balls of Fire - 89), mas a gente lembra pro pessoal.
Jerry Lee Lewis era o cara do momento na metade final da década de 50 numa época de Elvis Presley e Johnny Cash. Em 57 estava com dois dos seus maiores hits nas paradas de radio, o "Whole Lotta Shakin' Goin On" e "Great Balls of Fire", ou seja, o mundo estava de joelhos para Jerry, The Killer.
Como nada é para sempre, dinheiro fode com a sanidade e a boca aberta demais entra mosca chegou o dia em que Jerry Lee Lewis faria sua primeira turnê em Londres, dia 22 de maio de 1958. 
A turnê tinha 37 datas fechadas e uma galera esperando pelo cara que toca piano como quem está possuído pelo demônio (apesar de Jerry ser fortemente cristão). Mal chegou no hotel, já havia jornalistas britânicos esperando por eles. Eles, digo, Jerry e sua nova esposa, que era filha de sua prima, que também era baixista da banda, J. W. Brown, se chamava Myra Gale Brown e tinha 13 anos.
Isso foi um abuso, um acinte e uma delícia de matéria para os jornais. A matéria saiu, o público espumou de raiva e, depois e três shows, os outros 34 foram cancelados.
O mesmo aconteceu na América livre. As rádios o boicotaram, entrou na lista negra das personas non gratas, todos se viraram contra Jerry Lee Lewis. Se antes era pedido 10.000 dólares para ter um show do cara, agora, por 250 paus era lucro.
Mas sabe como é. Logo rola a redenção, as pessoas esquecem, outras músicas aparecem e, um dia os súditos da rainha esquecem que o cara comia uma menor quando tinha 22 anos. Tudo bem, queremos The Killer agora!
53anos atrás, no túnel do tempo do rock'n roll.
Abaixo, uma lembrancinha desses velhos tempos.

Um comentário:

  1. Caraca Ale, eu não sabia desse podre... Hauhauha
    Aliás, eu não sei de quase nada do mundo da música, mais enfim.... adorei o post!

    Até mais...
    Beijos...

    ResponderExcluir

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias