quarta-feira, 16 de março de 2011

Um milhão e trezentos por um blógue

Um milhão e trezentos mil reais captados pelo Ministério da Cultura é o que foi pedido pela cantora que, nesse momento, não lembro nenhuma música sua, Maria Bethânia para fazer um blog, chamado de "O Mundo Precisa de Poesia", onde aparecerá interpretando trechos de obras, poemas e sei lá que tantas por 365 vídeos - um por dia, acho ainda - dirigidos por Andrucha Waddington. Depois que a notícia dada por Mônica Bergamo saiu (hoje) na Folha, a coisa ficou doida. Claro! Um milhão e trezentos para um blog?
Foi lembrado em vários canais dessa fodástica internéte que até seu irmão, Geddy Lee, aliás Caetano Veloso fez um blog que chamou a atenção do povo, o "Obra em Progresso" e foi feito sem meter a mão no dinheiro público e duvido que tenha custado alguma soma de milhões.
Três anos atrás entrou em briga para captar 1.8 milhões para seu show/turnê (caro, mas olha a diferença!). Não conseguiu. Com um blog fica mais fácil.
E eu me matando com esse aqui que faço de graça. Acho que sou idiota, aliás, sou idiota depois dessa.
Pensando no lado dela, o que querem no blog é inventar um negócio nervoso, extremamente bem feito e pra ficar na história. Pô, Andrucha Waddington além de ser diretor de uns filmes como o bom "Eu, Tu, Eles" (00), "Casa de Areia" (05) e, recentemente, de Lope - que teve como financiamento do BNDES a soma de 3.9 milhões de dinheiros -, ainda é sócio do Conspiração Filmes. Andrucha e Bethânia já fizeram trabalhos juntos quando ela, em 2006, fez 60 anos e, para marcar essa data, montaram o documentário "Maria Bethânia - Pedrinha de Aruanda". Talvez o retorno da parceria daria o que falar.
Custoso, sim. Paga-se o diretor, aluguel de equipamento, montagem de figurino, iluminação, mas não acho que precisaria de tanto, apesar de 365 filmagens de sei lá quanto tempo de duração. Quem veria um negócio desses além de fãs e curiosos? Que tipo de ajuda cultural poderia ser desenvolvido se todos os dias aparecem maravilhas que são feitos com uma qualidade absurda e com um gasto pra lá de inferior a esse. Poesia? Feita por uma pessoa que milhões no bolso não faltam!
Quanta peças de teatro, filmes, músicas, estão na fila para conseguir ver-se realizado, que não chega a ser tão dispendioso quanto, que só podem ser projetados com ajuda de terceiros e aí  aparece uma pessoa de renome, cheio de gente endinheirada ao redor e vem com essa, de ajuda do MinC? Pera lá!
Não deu outra. Deixou muita gente emputecida com isso e com toda a razão. Até já pensaram (sacanearam) em como será o blog dela (pode ver aqui).
Tudo bem, vamos esfriar a cabeça. Nada contra em ter grana e pedir ajuda do Ministério mas, pôrra, num blog!! Se o mundo precisa de poesia, eu preciso de grana então, e o meu? Tem jeito de pedir "cemzão"?

Imagem: Igor Bragaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias