quinta-feira, 17 de março de 2011

Abril pro Rock XIX

(cinza mas está ok) Se tem um desses eventos que eu gostaria muito de assistir é esse, o Abril pro Rock.
Não tem uma vez que ouço pessoas ou matérias de jornal ou TV que não falem bem dessa aventura que começou lá em 1993, em Recife, Pernambuco, com apenas 13 bandas da região, onde, pela primeira vez o Brasil e o mundo ouviu falar em manguebeat e Chico Science e Mundo Livre S/A.
O engraçado é que o Abril pro Rock parece que nasceu tendo tudo para dar certo. Uma é que em nesse início de anos 90, havia o nascimento da MTV Brasil, do videocassete e parece que aos poucos a sensação de mudança, de tecnologia, começava a pairar forte no ar. Foi nessa época que tudo, desde o dia-a-dia mundano ao nosso modo de conectarmos e vermos o mundo foi radicalmente mudado. Tanto é que já na segunda edição do Abril pro Rock, a MTV exibiu o evento para quem quisesse ver (e quem conseguia, na época, sintonizar). Foi um pulo para que o show, que reunia milhares de pessoas, começasse a engrandecer e receber dezenas de milhares.
Em seus pequenos e valentes quatro anos de vida, o show recebia sua primeira apresentação internacional e vinda da distante Bélgica: dEUS. Também era apresentada nesse ano a comida típica, mostras de fotografia, vestimentas e outros. A cultura geral pernambucana embebida pelo cálice do rock'n'roll para quem quiser ver.
E foi crescendo e gerando raízes. A galera começou a se empolgar com o pessoal e trouxe para Olinda e São Paulo versões reduzidas, infelizmente, para esses lugares antes de comemorar seus 10 anos de atividade ininterrupta. O Rio de Janeiro também teria sua versão Abril pro Rock.
Sepultura, Otto, Raimundos, Pato Fu, Devotos, Planet Hemp, Matanza, Lobão, Camisa de Vênus, Mestre Ambrósio, O Rappa, Ratos de Porão, Arnaldo Antunes, Inocentes, Los Hermanos, Dead Fish, Cachorro Grande, Ira!, Os Replicantes, Paralamas do Sucesso, Lenine, Skank... estou falando das conhecidas e nem todas estão aqui. Gringas então: Stephen Malkmus (Pavement), Lee "Scratch" Perry, Asian Dub Foundation, Jon Spencer Blues Explosion, The Mission, The Charlatans, Vive la Fête, Placebo, Bad Brains, Agent Orange, The Varukers, New York Dolls, Gamma Ray, Helloween, Atrocity...
Agora, entrando no seu 19º ano de existência, algumas bandas já foram confirmadas como Violator (DF), Torture Squad (SP), Voyeur (PE), Facada (CE) e não podia faltar o lance gringo com D.R.I., Misfits e The Skatalites.
Começou agora. Dos oito dias programados, quatro não foram anunciados e os outros, se não estão completos ainda faltam preencher o espaço.
 Só por isso já é motivo de entrar na história dos grandes eventos brasileiros de rock ao lado de Hollywood Rock, Rock in Rio, Monsters, Maquinária etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias