segunda-feira, 21 de março de 2011

O fim da Brasil 2000 FM?

(tem um tantinho de azul) Recebi hoje uma das mais tristes notícias dos últimos tempos. A rádio Brasil 2000 pode sumir para sempre de nossos dials tão desejados quando queremos alguma cousa diferente de nosso iPod, Pen Drive, CD, fita cassete ou esses negócios com entrada USB qualquer.
A decisão foi tomada em comum acordo entre a Fundação Brasil 2000 e o Grupo Estado.
A 92,9 será batizada de "Radio Estadão ESPN". Até aí a única cousa que se parece é que quem vai sair das FM's seria a Eldorado. Por uma parceria que não consigo entender, houve um comunicado entre o Grupo Estado e a Fundação Brasil 2000 que diz que "unindo suas experiências no mercado de radiodifusão, comunicam que a Rádio 107,3 FM passará a transmitir conteúdos de programação fornecidos pela Rádio Eldorado FM, em permanente alinhamento com o foco de contribuir com o desenvolvimento educacional e cultural do País."
A aventura entre a Brasil 2000, a Rádio Eldorado mais a ESPN e o Grupo Estado já balançava algum tipo de tramoia para melhorar seus resultados. Já rolava de a ESPN comentar seus jogos na Eldorado; a Eldorado fazia algumas cousas na Brasil 2000 e, no fim a ESPN foi engolida pelo Grupo Estado que engoliu o 92,9 - dial da Eldorado - e sobrou quem para dar continuidade para esse assassinato?
Isso já estava rolando fazia um tempo. A morte da Brasil tão esperada e vulgarmente sangrada aos poucos vem de pelo menos 2006. Uma enorme fusão entre diversas rádios por conta do Grupo Bandeirantes que comprou a 89FM, Nativa e a Alpha FM era o início da fome bestial. Chegou a colocar seus tentáculos na Brasil 2000, sugou em torno de seis meses e, quando foi embora, a rádio entrou em colapso. Viu o dinheiro sumir, mandou embora funcionários e, em consequência, programas foram extintos. Num momento o nome mudou para "107 FM" mas a grade ainda era reservada para a música alternativa e o rock'n'roll, porém ouvia-se apenas a música e seus jingles. Algo de ruim estava para acontecer.
Para dar fim ao nome que desde 1985 faz parte do imaginário paulistano quando se tratando de college rock, ele será mudado para um absurdo "Eldorado Brasil 3000". Basicamente fará aquilo que a "outra" Eldorado fazia. 
Posso estar errado, mas dá para se entender que ambas as empresas se transformarão numa só dividindo seus horários, mas pensando nas suas programações, muito peculiares no estilo e na ideia já concebida por anos é mais fácil acreditar no fim da Brasil 2000.
Um outro caso que muito se especula para o fim não só da Brasil 2000 é a migração das pessoas que trocam as FM's pelas rádio web. Muitos já aderiram faltando apenas os carros terem sinais para isso. O que já não está tão longe assim com o advento dos novos celulares com internet sem fio e que podem ser ligado no rádio do veículo tanto com cabo USB como em Wi Fi. 
De qualquer forma a extinção já pode ser vista a olho nu. O mundo "mais moderno" a cada instante devora o que sobra do século XX. Fita, tubo, válvula, cabos, monopolização ou limitação de espaços, redução de tamanhos e aumento de memórias e ferramentas num único aparelho são cada vez mais evidentes.
É um fim trágico para os ouvintes, assim como eu que também fui das já extintas 97FM e a 89FM. Mas talvez seja apenas um momento de nostalgia que rola pois hoje tudo é fácil, enorme e com opções ilimitadas para conseguir o que quiser. Nem tudo que é antigo é melhor, mas também não sei se tudo assim, tão fácil, é mais legal...

9 comentários:

  1. Oi Alexandre. Compartilho do seu post, pois também fiquei órfão da emissora. Saudades dos programas alternativos e da ousadia em não seguir as modas que acabaram com a 97fm e depois a 89. A Brasil 2000 em 2010, tinha começado de novo a montar uma grade com alguns programas fixos, mas tudo isso veio de novo por água a baixo. Ficará na saudade... abraço - Luciano.

    ResponderExcluir
  2. Estou muito triste! =( Eu acompanho a cena do rock há muito tempo e sou movida pela música! Vi o fim da 97fm e da 89. Na Brasil2000 foi aonde ampliei o conhecimento de bandas novas e de oportunidades para as bandas de garagem! Mas conseguiram deleta-la! E a rádio anuncia "parceria" e o que ocorreu foi DOMINAÇÃO total da Eldorado! Isso é calúnia! O que fazer? O que aconteceu com os integrantes? Fiquei deprimida!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente também estou de luto, mais uma rádio que nos tiram (lê-se 97FM e 89FM), para surgir uma nova rádio que faz a mesma coisa que as outras. Dia 26/03/2011 foi o dia que bani a 107,3 do meu dial. Pena, pena mesmo .....

    ResponderExcluir
  4. Tbm fiquei muito triste! Agora nao temos nenhuma opção para ouvir novidades no mundo do rock alternativo. Ouço a Brasil 2000 desde 1990 e me perguntava como podia existir uma radio tao legal no Brasil?? Bom, o sonho acabou...

    ResponderExcluir
  5. A rádio continua no ar online...é eu sei que não dá pra ouvir no busão, mas pelo menos em casa ou no trampo! Estou muito feliz por isso, cresci ouvindo essa rádio!!=D

    ResponderExcluir
  6. Deu para ver que, pelo menos, a maioria de vocês também conviveram com outras "mortes" (97FM, 89FM agora a Brasil 2000). Sinceramente é algo muito triste, chato até, mas faz parte da evolução por mais que doa. Como disse o amigo(a) acima, a rádio continua online e é a migração da vez. Rádios e programas estão aparecendo aos montes via internet. Falta apenas chegar o dia em que todos os carros possam ter o sinal, de graça(seria essa parte minha inocente utopia?).

    ResponderExcluir
  7. Que saudeda de 89FM!!! Informação, musica de qualidade, novidades, promoções, isso sem falar no time de locutores... Sempre serei viuva dessa rádio, mas me confortava com a Brasil 2000, pelo menos tinha uma opção boa ainda. E agora?!?! O que será do Rock and Roll?!?! Eu ja não sei mais o que é um novo single, uma nova banda, um show não é divulgado, interação??? Caraca!!! Me deixaram sem opção...

    ResponderExcluir
  8. Putz, tô me sentindo um orfão. Eu praticamente só escutava a 107. Agora rodo, rodo o dial e só escuto porcaria! O jeito é escutar meu MP3 no carro. Vamos fazer uma manifestação na porta da rádio para mostrar nossa insatisfação? Quem topa?
    Vamos marcar um dia.

    ResponderExcluir
  9. jeferson disse que pena a brasil 200 saiu do ar dando lugar a essa droga da eldorado fm

    ResponderExcluir

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias