
(parece que o tempo vai piorar) Não posso deixar esse passar.
Faz um bom tempo que não acompanho quase nada da MTV, aliás, não acompanho nada. Assisto assim, quando dá na telha, aquele programa "Comédia MTV".
Não vou culpar a MTV de hoje de ser um lixo, de colocar programas idiotas, música ruim e outras baixarias. O fato é que o que está na grade da MTV representa o que está também na rua, no gosto de seus telespectadores. Ambos ganham e aprendem em conjunto. Isso completou 20 anos e hoje a festa é deles.
Eu assisti a primeira transmissão da MTV. No meio-dia de - isso eu nunca iria lembrar, mas - 20 de outubro de 1990 eu tinha 13 anos e um gosto musical sendo criado aos poucos, precisando ser lapidado e, sentado no velho sofá do meu antigo apartamento no Cambuci, fiquei esperando a "Music Television" entrar em cena, ou sena, como diz a Sasha.
Era essa uma época curiosa. A ponte entre o antigo e o novo. Da TV de sinal aberto para as via cabo, do telefone para o celular, da máquina datilográfica para o PC, do mimeógrafo para o xerox, das fichas para o cartão telefônico, do LP para o CD, do Nintendinho para o Super Nintendo, da Coca-Cola de lata para a de alumínio, das eleições indiretas para as diretas, Senna e Piquet ainda corriam. Era uma puta época com as mudanças mais radicais possíveis num única era.
Lembro bem desse lançamento, o exato momento em que os primeiros VJ's da MTV aparecem juntos dando um "bom dia" e o primeiro clipe nacional (Garota de Ipanema - Marina Lima).
Havia poucos quadros. Na verdade o negócio ia do meio-dia até umas duas da manhã, mas era divertido assistir.
O primeiro Disk MTV (os 10 mais por aqueles que ligavam para a emissora) teve esse ranking e, cara, nem consigo acreditar que achei a relação: 10º - Titãs/ Deus E O Diabo; 9º Deee Lite/ Groove Is InThe Heart; 8º Capital Inicial/ Todos Os Lados; 7º Paralamas Do Sucesso/ Pólvora; 6º Lobão; Corações Psicodélicos; 5º INXS/ Suicide Blonde; 4º Sinead O'Connor/ Three Babies; 3º Engenheiros Do Hawaii/ Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles E Os Rolling Stones; 2º Billy Idol/ Cradle Of Love; 1º Marina Lima/ Garota De Ipanema (Remix).
Faz vinte anos que isso aconteceu. Não consigo imaginar a distância desse tempo. Eu fui crescendo, envelhecendo, cansando da programação da MTV que continuava ligada com os "novos jovens" de cada tempo, sempre atenta, jovem, às vezes ingênuo demais, às vezes radical de menos mas faz-se o possível. Ficar 20 anos no ar não é mole e os custos são gigantes. Se não gostamos do molde e das programações que estão aí, nos dias de hoje, você pode não concordar, mas ela não deve estar ruim. Nós é que envelhecemos e ficamos mais brutos, menos sensíveis, curiosos, talvez menos jovens.
Parabéns, MTV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias