
(será que vai chover?) Domingão, a cidade americana de Baltimore fez uma festa em comemoração a uns dos seus filhos mais lembrados, o multi-instrumentista, Frank Zappa. Para isso, convidaram sua mulher, Gail, seus filhos Dweezil, Diva e Moon Zappa. Depois convidaram a banda "Zappa Plays Zappa" (de Dweezil), depois chamaram a prefeita Stephanie Rawlings-Blake para falar alguma groselha e depois chamaram os fãs e depois copiaram o busto de bronze que existe numa praça pública em Vilnius, Lituânia e a festa estava pronta com centenas de pessoas nas ruas da cidade natal de Zappa, apesar de os organizadores acharem que viriam milhares.
Tudo para lembrar os 25 anos em que mulheres de gente poderosa sem o que fazer da américa inventaram o PMRC.
?
Tá bom, eu explico: Você já reparou que em alguns CD's/DVD's existe um adesivo escrito "Parental Advisory: Explicity Lyrics" (Aviso aos Pais: Letras Explícitas)?
Pois é, o PMRC (Algo como Centro de Recursos Musicais para os Pais) foi um grupo de mulheres lideradas por Tipper Gore (mulher do ex-vice-presidente e defensor verde Al Gore) levaram para a RIAA (Associação da Indústria Fonográfica da América) e, mais tarde, para o senado, seu descontentamento com alguns discos que lançavam e que traziam palavras xulas, apologias ao sexo e as drogas e, pasmém, incitavam os jovens ao suicídio.
Tudo começou quando Tipper ouviu o disco "Purple Rain", do Prince e viu sua filha cantando "Darling Nikki", que continha referências ao sexo e a masturbação. Começou a zona.
Quiseram derrubar várias bandas. Colocaram diversos empecilhos como um sistema de classificação parecido com os usados em filmes para ser colocado nas capas, pressionar o pessoal da televisão a não passar músicas ou vídeos explícitos, uma reavaliação dos contratos dos músicos que tivessem violência ou sexo em seus shows. Isso sem contar a remoção de discos e revistas de cadeias de lojas como o Wal-Mart. Fizeram até uma lista de músicas de bandas que chamaram de os Filthy Fifteen (15 Sujos) com o nome de Prince, Madonna, AC/DC, Cindy Lauper, Mary Jane Girls, Venon etc. Isso sem falar em acusações de musica subliminar ou de bandas como Iron Maiden, Rush, Kiss, Queen, Pink Floyd e Van Halen de promover o satanismo ou uso de droga.
Quando se deu a audiência no Senado em 19 de setembro de 1985, depois que 19 gravadoras concordaram em usar o rótulo "Parental Advisory" (mais pelo uso da força política do que pelo exemplo) apareceram em defesa da liberdade de expressão os músicos Frank Zappa, John Denver e Dee Snider (Twisted Sister); a senadora Paula Hawkins defendendo as capas de Def Leppard (Pyromania), Wendy O. Williams (W.O.W), W.A.S.P. (Animal - Fuck Like A Beast) e os vídeos do Van Halen (Hot For Teacher) e Twisted Sister (We're Not Gonna Take It).
No final de muita conversa nos bastidores do poder deu-se de manter apenas o logotipo Parental Advisory com seus diversos significados, não mais com a intenção de interferir no trabalho artístico nem censurando sua mercadoria em lojas.
Até hoje o uso do logotipo é controverso. Como exemplo, o disco vencedor de um Grammy "Jazz From Hell" de Zappa tem o logo, mas o albúm é todo instrumental, sem letras. Obviamente colocaram apenas por causa da palavra Hell (Inferno) na capa.
Se quiser saber mais, há o sítio "Censor This - Music Censorship In America" (Censure Isso - Censura Da Música Na America) que contém a história do PMRC, fotos de discos alteradas após censura e outros negócios.
E há o filme! Êhh, assistir é mais legal do que ler do lado de um dicionário e dá pra por em dublado, né? Bem, foi lançado em 2002 o filme "Proibido Para Menores" (Warning: Parental Advisory) de Mark Waters (Meninas Malvadas - 04) que é interessante. O final é de chorar de rir.
E no VocêTubo tem as imagens dos músicos no senado. Como estamos falando de Zappa, o link é apenas dele. O resto está junto.
Atualizando:
Achei este outro link no VocêTubo comentando os 25 anos do PMRC comentando que até hoje a rede de supermercado Wal-Mart não vende produtos com o logotipo. Tem legenda... em norueguês.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias