quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Piquet, 58

(tem como melhorar?) Algumas das minhas más memórias de infância são dentro de hospitais. Principalmente nos últimos meses do ano quando o pulmão ratiava por uma estranha alergia ao pó que, do nada, desapareceu e me dava uma asma assustadora, de soar, de ficar horas tomando inalação, Vik Vaporub, massagem no peito, de deitar de quatro - que dava um certo alívio - e a preocupação de minha mãe. Hoje é aniversário de Nelson Piquet.
Desde que me lembro sempre fui fã dele. Torcia mais para ele do que para o Ayrton que sempre achei um fresco. Eu era o chamado "piquetista".
Não lembro das primeiras corridas que assisti, claro, mas tenho um palpite de pelo menos onde comecei a gostar: colecionei um álbum de figurinhas da Fórmula 1 - (não autocolante e com uns brindes que hoje não sairia nunca porque a cada página completada, você ganhava um brinde e, entre eles, havia uma espingarda de pressão) e Nelson estava na Brabham, acredito que no seu último ano, 1985. Digamos que "oficialmente" acompanho corridas há 25 anos!
Vivi alegrias e tragédias com Piquet. Sofri com as piadinhas dos "sennistas" principalmente quando Senna vencia e quando alcançou a marca de três vezes campeão, o mesmo que Piquet.
Comendo livros e aproveitando da tecnologia de hoje, detalhes de seu jeito, estilo, comentários e outras informações são fáceis de achar como a peleja entre ele e Salazar. A cada dia que passa mais gosto dessa figura cômica, bon vivant e campeão. Hoje ele fez 58 anos.
O primeiro parágrafo parece estranho mas foi contada por minha mãe num dia de bobeira. Disse ela que, assistindo uma corrida, Nelson Piquet perdeu e eu fiquei muito, muito mal. Num instante o pulmão chiou, a asma acabou com meu ar, fiquei vermelho, nervoso e lá fui eu, de madrugada, para a Santa Casa. Descobri que esse dia foi o ano de 1986 no GP da Austrália e um dos campeonatos mais apertados da Formula 1. Nelson precisava da vitória para sagrar-se tri-campeão. Chegou em segundo quatro segundos atrás de Alain Prost que assim, se tornou bi-campeão. O ano de 87 seria, enfim, dele.
Feliz aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias