sexta-feira, 23 de abril de 2010

Li

(70º post!) Comprei o livro, "Jimmy Corrigan - O Menino Mais Esperto do Mundo", pelo tanto que se falava desse livro/quadrinho. Vencedor do "American Book Award", o "Guardian First Book Award" (a primeira graphic novel a ganhar um prêmio literário no Reino Unido), "Eisner Award" e outros. Só crítica positiva? Ninguém, nenhum, para falar alguma coisa de ruim? Então, comprei para ver se era tudo isso mesmo. Poatz, era!

O pai desse livro, Chris Ware, traz nesse trabalho, meio que autobiográfico que, em 384 páginas, conta uma história complexa e rica em detalhes sobre um cara que tem uma vida simplória entre o serviço e as ligações diárias da mãe carente e que, num dia, no meio de seus pensamentos solitários, recebe o telefonema de seu pai que ele, Jimmy, nunca viu.

Aí segue a tentativa desastrosa de reatar algo com um sujeito que, do nada, se diz seu pai mas sem nenhum tipo de relação ou afeto suficiente para que isso vire realidade. Detalhes dos acontecimentos que se seguem, flashbacks e a vinda de mais personagens junto a do pai (o avô e a meia-irmã adotiva) fazem da história uma luta já perdida desde seu início para reatar a relação natural de uma parte da família e outras cousas que não vale a pena contar para não perder a ação.

História fantástica mesmo, meus amigos! Desde a capa até antecapa. Detalhes no início de como ler a história de uma forma incomum... tudo é diferente! Ótimos traços, bela narrativa, páginas inesperadas como casinhas de papel para montar ou o infógrafo completo de uma árvore genealógica de certos personagens. Na antecapa há um relato pessoal do autor sobre o carinho que tem pelos seus livros e o temor deles ficarem esquecidos numa prateleira qualquer. Valeu muito a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias