quinta-feira, 11 de março de 2010

Agora ficou fácil!

(Fácil, fácil) A maior e melhor ferramenta sobre cinema, o IMDb (Internet Movie Database) tem sua versão em português e eu não sabia! Está escrito na matéria de Guilherme Pavarim e, pela data, já faz um tempinho.

Fui dar uma sacada. O IMDb é complexo pacas. Tem diversas informações e, se você sabe um pouquinho de inglês e adora filmes, tenha certeza que vai demorar para você sair da página de tanta coisa que se encontra dentro dele desde data de lançamento, atores, produtores, curiosidades, prêmios, imagens, biografias, releases, erros, frases... tudo por categoria e links sem fim, isso sem contar seu irmão, o IMSDb, que traz o script completo de centenas de filmes (esse não tem versão em português).

Pois as diferenças aparecem muito por causa da quantidade maciça de informação do original. Como exemplo, coloquei o nome do ator aí do post abaixo. Na entrada original se encontra entre seus dados: data de nascimento e morte, contato, minibiografia (hífen?), trivia (com detalhes do gosto ou a vida pessoal), prêmios, o "STARmeter" (sisteminha para saber como anda a popularidade do ator), entre outros. A versão beta em português para o mesmo ator é mais simples com data de nascimento/morte, apelido, altura, central de notícias e nomes substitutos.

Bacana é que agora dá para colocar o nome em português dos filmes e achar detalhes que, às vezes, nem imaginamos que tenha acontecido. Dá pra viajar por um bom tempo e diga qual é seu filme preferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias