quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Eu assisti

Apesar de alguns taxarem Michael Moore de mentiroso, enganador e antiamericano, não deixo de achar interessante seus trabalhos. Já tinha assistido “Roger e Eu” (Roger & Me - 89), “Farenheit 11 de Setembro” (Farenheit 9/11 - 04), "The Big One" (idem - 97) e lido “Cara! Cadê o Meu País” (Dude, Where is My Caountry? - 03) acabei de ver outro trabalho, "Sicko – $.O.$. Saúde" (SiCKO - 07).

Não muda muita coisa dos outros. É o mesmo estilão "comédia seriamente trágica" que fez dele um cara rico, vencedor de Oscar e conhecido pelo mundo todo, principalmente por aqueles que adoram malhar os EUA.

Mas a discussão de agora é o sistema de saúde americano que, de acordo com o filme, é totalmente deficitário e os planos de saúde violentamente gananciosos. Mostra as diferenças dos sistemas vigentes no Canadá, Inglaterra, França e Cuba com uma série de exemplos que são de ficar doente de raiva. Exemplo é um americano que teve dois dedos arrancados e disseram que, para colocá-los de volta, ele teria de pagar 72 mil dólares. Pagou 12 mil apenas para colocar o anular. Do outro lado do oceano, um inglês teve arrancado os cinco dedos e não pagou nada por isso!

Até onde vai a verdade de Moore é uma incognita, mas é sabido que a taxa de mortalidade no seu país é uma das maiores do mundo.

Tirando as dúvidas, é um bom filme para se assistir. Recomendado assim mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias