segunda-feira, 15 de julho de 2013

Willie Nelson e os 35 anos de "Stardust"

(dia bonito, azul e quente) Pois é, pois é! Dia 9 de agosto, o mestre do country fora-da-lei (assim como Johnny Cash, Hank Williams e outros), Willie Nelson - nosso ídolo daqui do USGritarias - fará um show especial para ele e público que for vê-lo no Hollywood Bowl de Los Angeles. É que, em comemoração dos 35 anos do lançamento de "Stardust", ele tocará esse disco de covers na íntegra pela primeira vez, avisa o site da Rolling Stone
Para dar mais força ao clássico de 1978, junto com a banda de Willie, uma orquestra sinfônica, liderada por David Campbell - que já trabalhou com gente de peso como Metallica, Marvin Gaye, Paul McCartney, Dixie Chicks, Neil Diamond, Kiss, Alice Cooper, Leonard Cohen e ainda é pai de Beck David Campbell, mais conhecido como Beck - fará as honras e o brilhantismo para deixar o evento muito mais histórico como merece ser. Não só isso! Para a abertura o convidado será outro monstro do country: Lyle Lovett and his Large Band.
Willie Nelson é um cara do bem e sempre preocupado com causas diversas desde a importânca da família rural até em prol das vítimas de AIDS. Já falamos dele outra vez quando ele foi em cana - pela terceira vez - por porte de cannabis aos 77 anos.
Quem estiver em L.A. nesses dias (sei que há umas pessoas), não custa dar uma ida e sair de lá com a impressão de ter visto um show importantíssimo e inesquecível. O disco vale por inteiro (ingressos na casa de 17 até 124 dólares).

Aliás, vamos falar um pouco de "Stardust"?

Em 1977, Willie Nelson estava numa situação confortável. Os discos "Red Head Stranger" (75) e  "Wanted! The Outlaws" (76) foram sucessos de crítica e vendas. Aliás, "Wanted!.." foi o primeiro disco do gênero country a vender mais de um milhão de cópias. Isso sem falar nos outros clássicos "The Sound In Your Mind" (76), "The Troblemaker" (76) e "To Lefty From Willie" (77) ganhadores de discos de ouro e platina.
Com tal reconhecimento, ele se encontrava numa situação até que muito confortável. Podia se dar ao luxo de fazer o que bem quisesse e assim começou a pensar no seu próximo disco.
Por que não um disco de covers?
Nessa época, Willie morava numa bela casa em Malibu e seu vizinho era apenas o fodástico Booker T. Jones (Não conhece? Acho que sim, viu? Se não ou não lembra, clica aqui e escute o clássico "Green Onions") a quem ele perguntou se não poderia fazer o arranjo de uma nova versão de "Moonlight in Vermont", gravada originalmente em 1944 por John Blackburn e Karl Suessdorf.
Como o resultado deveria ter ficado muito bom, Willie voltou a falar com Booker e perguntou, oras, se ele não queria ser o produtor de todo o álbum. São apenas 10 músicas que Willie ouvia quando criança junto de sua irmã. Que custa? Booker aceitou a desafio mas a gravadora, a Columbia, não gostou muito da ideia. "Como assim fazer um disco com covers nessa hora em que seu nome vale ouro? É muito radical isso! E os fãs? Quê? Pop, jazz e folk? E o country, seu xarope?" deveriam os empresários falado. "Dane-se vocês, seus engomadinhos que não sabem nem como abrir a porta de um carro. O disco é meu e faço como bem entender, certo Booker?"
Acho que Booker não quis dar sua opinião.
No dia 3 de dezembro de 1977 eles começaram a gravação que terminaria no dia 12, ou seja, nove dias de estúdio numa época que diversas bandas ficariam enclausuradas por meses.
"Stardust" saiu em abril de 1978 e para calar a matraca dos engomadinhos da Columbia (e sua felicidade, porque não?) foi tão bem recebido pela crítica e fãs que logo entrou como o disco country mais vendido na lista da Billboard e no final do ano recebeu o disco de platina.
Se, por algum tipo de febre ou doença mental, achar que é pouco, vamos lá: "Stardust" foi o álbum country do ano, Willie se tornou o artista que mais recebeu dinheiro nos concertos nos Estados Unidos e de quebra ganhou um Grammy (o segundo que recebia e ainda teria mais oito!) e este disco não parava mais. Ficou o disco dois anos no mesmo Top10 da Billboard 200 e mais 10 anos (isso meso! DEZ anos) entre os álbuns country mais vendidos. "Stardust" está para "The Dark Side of The Moon", do Pink Floyd em quantidade e vendas de discos country.
Não acabou! Em 1984 (sete anos depois) recebeu o disco triplo de platina, o quádruplo em 1990 e o quíntuplo em 2002 e está na lista dos 500 Grandes Álbuns de Todos os Tempos da Rolling Stone na posição número 260, na frente de discos destruidores como "The Genius of Ray Charles", "Quadrophenia" (The Who), "Some Girls" (Rolling Stones), "Alladin Sane" (David Bowie), "Anthem Of The Sun" (Greatful Dead), "Something Else By The Kinks", "Kick Out The Jams" (MC5), "Songs Of Love And Hate" (Leonard Cohen), "Master Of Reality" (Black Sabbath), "Help" (The Beatles), "Aqualung" (Jethro Tull) e outros 229 discos. 
E, para finalizar, "Georgia On My Mind". Clássico de 1930 de Hoagy Carmichael (música) e Stuar Gorrell (letras), mais conhecida na voz do mestre Ray Charles e que aqui faz um duo gravado em 1986 com Mr. Willie Nelson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias