segunda-feira, 22 de julho de 2013

Um ano após a prisão de membros da Pussy Riot, liberdade de expressão na Rússia piora, diz Anistia Internacional

(e veio o frio) A coisa não melhora mesmo no lado ortodoxo da Rússia. Já se faz mais de uma ano que duas integrantes do grupo feminino Pussy Riot estão na prisão pelo ocorrido na Igreja Ortodoxa quando entraram e cantaram uma música contra o presidente da nação da vodca, Vladimir Putin.
E, passado a metade da pena em questão, artistas do mundo inteiro continuam angariando mais apoiadores de peso (Paul McCartney, Bono, Bruce Springsteen, Sting etc) se dizendo a favor da soltura das meninas após "julgamento e encarceramento chocantemente injusto e que já se estendeu por demais", disse a Anistia para a Associated Press.
Já no site da própria Anistia Internacional, parece que a coisa - mesmo com apoio de grandes figuras da indústria fonográfica - não parece perto de se chegar numa conclusão animadora.
Eles comentam que no último ano de quando as meninas do Pussy Riot foram presas por uma "dúbia acusação de 'vandalismo motivado por ódio religioso'", o país vem endurecendo suas leis e desde então" o Parlamento vem adotando novas leis visando ativistas e qualquer crítico das autoridades do país", falou John Dalhuisen, diretor de programas da Anistia Internacional da Europa e Ásia Central.
Pessoalmente, acho que essas meninas - Nadezhda Tolokonnikova, 23 anos e Maria Alyokhina, 25 anos já que a terceira menina presa, Yekaterina Samutsevich, 30, foi solta após um recurso - deveriam ser soltas, pagarem alguma multa simbólica ou serem obrigadas a ir a igreja ortodoxa rezar todos os domingos até 2014, o que já é muito. A prisão é ridícula, principalmente o motivo que não tem nada de "vandalismo" ou "ódio religioso". 
São apenas gente como eu e você que estava puto com as situações que os líderes chegam e querem demonstrar isso para que todos possam ver. Não vejo nada demais.
"Ah, mas elas invadiram uma igreja! Isso é pecado! Blasfêmia!", poderia alguém me dizer, mas quando um setor religioso que já tem o poder para mandar e desmandar - no caso a ultra ortodoxa Catedral de Cristo Salvador - apoia um candidato do poder para aumentar sua força presencial, como ter algum tipo de simpatia? Faz parte da democracia (????)
Fiquem agora com o novo clipe que o grupo lançou e escrita por Nadezhda Tolokonnikova, ou Nadja Tolokno de dentro da prisão em Mordovia de acordo com o jornal das meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias