terça-feira, 17 de julho de 2012

Jon Lord

Iria postar ontem, no momento que soube de sua morte, alguma coisa sobre o tecladista do Deep Purple, Jon Lord, que faleceu ontem, depois da batalha contra o câncer no pâncreas. 71 anos vivendo e tocando. 
Mas assim que abri o site do Deep Purple acabei achando estranho nenhuma menção à morte do tecladista. Achei melhor esperar.
No site oficial de Lord na mensagem de seu falecimento, conta uma breve história de seus trabalhos, principalmente com orquestras renomadas e a lembrança de que ele saiu do Deep Purple em 2002. "Jon passou das trevas para a luz" é a última frase em seu site o que me veio à cabeça que ele estava bem ruim. Acabou.
Eu estava falando que esperava alguma menção de Lord pelo Purple. Saiu: "Nosso amado Jon faleceu nessa segunda, 16 de julho de 2012. Perdemos um querido amigo, irmão e maravilhoso musico. Sua dignidade e graciosidade tocou em todos. Sua música foi uma inspiração e nos levou a lugares além de nossa imaginação... Sinceramente um grande homem. Humildemente expressamos nosso amor eterno e grande respeito. Deep Purple." A mesma mensagem aparece no site de Ian Gillan.
Talvez a curta e mais sincera mensagem veio de outro ex-Purple, Richie Blackmore que postou assim: "Jon não era só um grande musico, era minha companhia favorita nos jantares. Estamos profundamente tristes. Sabíamos que ele estava doente mas a informação era de que ele estava se recuperando e indo muito bem. Essa notícia veio como um choque completo. Sem Jon não há Deep Purple. Ele vive em nossos corações e lembranças." Essa última parte talvez seja entendida porque foi Lord quem deu a ideia ao guitarrista de saírem do Roundabout para formar o Purple.
Pouca gente sabe mas antes do Purple, Jon Lord apareceu nos créditos do primeiro disco do Kinks tocando a clássica "You Really Got Me". Ele também fez parte do Whitesnake após a separação do Deep Purple em 1976. Após seis discos com a banda, Lord saiu para se reunir ao Purple em 1984 e lá ficou até 2002. Seus teclados aparecem em vários outros discos como "Rampant" do Nazareth, "Gone Troppo" e "Brainwashed" de George Harrison, "About Face" de David Gilmor e outras dezenas de bandas e grupos de concerto.
Em 2009 foi ele, junto com a Orquestra Sinfônica de São Paulo que abriu a quinta Virada Cultural em São Paulo tocando "Concerto for Group and Orchestra". Disco que foi lançado pelo Purple em 1969.
Recentemente seu nome aparece no disco "Who Cares", de Tony Iommi e Ian Gillan. O disco saiu em 22 de junho passado para angariar verba para a reconstrução de uma escola de música na Armênia destruída pelo terremoto de 1988 e que ainda funcionava numa acomodação temporária. Ele toca a música "Holly Water" junto com Jason Newsted e Nicko McBrain.
Sairá ainda um disco póstumo de Lord em setembro, o "Jon Lord Concerto for Group and Orchestra" que tem como convidados Bruce Dickinson, Joe Bonamassa, Steve Morse e Guy Pratt juntos com a Real Orquestra Filarmônica de Liverpool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias