quarta-feira, 15 de junho de 2011

Nesse dia: 1989 - Nirvana lança "Bleach"

De junho de 1988 até junho de 1989 tudo acontecia. Meio que na ordem dos fatos. Michael Jackson comprava o rancho que se chamaria Neverland; um fã do Mötley Crüe de 12 anos quase morre tacando fogo no corpo depois que viu um vídeo da banda com um dublê fazendo o mesmo; Alice Cooper se candidatava a governador do Arizona; morria Roy Orbison, Ultravox anunciava o fim da banda; James Brown era sentenciado a seis anos de prisão depois de fugir em alta velocidade da polícia atravessando dois estados; Madonna se divorciava de Sean Penn; o ex-baixista do Rolling Stones, Bill Wyman, 53 anos, anunciava seu casamento com Mandy Smith, de 19 anos, depois de seis anos de namoro.
"Bleach", o primeiro trabalho do Nirvana, saiu pela gravadora "meio" que independente Sub Pop num esquema meio louco. Tinham pouco tempo, cousa de duas a três semanas entre dezembro e janeiro, para preparar todo o disco. Quando digo todo, quer dizer, fazer letra, montar melodia, ensaiar, gravar e os escambaus. Tanto é que as letras são em sua maioria bizarras, tristes, melancólicas por causa da forma como eram feitas. Com Kurt Cobain as escrevendo "na noite anterior as gravações". Pra piorar, o pessoal da Sub Pop queria que o som soasse algo como o grunge que aos poucos nascia em Seattle. A parte da bateria também não foi toda feita por Chad Channing. As músicas "Floyd the Barber", "Paper Cuts" e "Downer" quem gravou foi Dale Crover, que tocou com Cobain em sua primeira banda, o Fecal Matter, e que hoje toca como baterista de turnê para o Fantômas, de Mike Patton. 
Produzido e gravado o som, agora o negócio ficava nas mãos de Jack Endino, o produtor que tempos depois prepararia o disco "grunge" dos Titãs, "Titanomaquia". Quem pagou as contas foi um amigo da banda, Jason Everman, que desembolsou $606.17 por 30 horas de estúdio. Everman aparece como guitarrista na capa da banda, apesar de não ter gravado nada. O nome foi inserido, de acordo com Krist Novoselic porque "queriam que ele se sentisse em casa com a banda".
Montado, começava a parte física e de promoção. A capa, onde aparece os caras tocando, foi tirada por Tracy Marander, ex-namorada de Cobain. O nome do disco, Bleach, veio depois que Cobain viu um cartaz de prevenção contra a AIDS para viciados em heroína que ensinava-os a limpar as agulhas quando divididas com cloro. Antes, o nome do disco seria "Too Many Humans". Ao sair para as lojas teve uma recepção mediana mas, com o sucesso de "Nevermind", o suicídio de Kurt e as várias versões e relançamentos que aconteceram ao longo dos tempos, o álbum ganhou força e até hoje vendeu mais de quatro milhões de cópias.
O resto é história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias