segunda-feira, 6 de junho de 2011

30 anos da revista Kerrang! ou, que leitores são esses de hoje?

Ah, os 30!
Parece que quando chegamos nessa idade recebemos as honras do conhecimento, os louros da experiência e a sensação de que, apesar de tudo, nada mudou.
Tudo bem, um fiozinho branco aqui, umas ruguinhas...
Mas 30 anos tem uma certa força. É muito mais poderoso que os 20 e emblemático que os 40. 30 é 30 e só quem chegou nele sabe o que estou dizendo. 
A revista inglesa Kerrang! chegou nessas três décadas de vida fez uma enquete para comemorar. Uma enquete básica, para encher linguiça e descobriu algumas fantásticas notícias de seus leitores de hoje e de ontem apenas por uma pergunta simples. Qual é o grupo de rock mais influente desses 30 anos e a resposta pode soar normal para uns e assustador para outros:
Segue as 10 mais:

1 - Metallica
2 - Green Day
3 - Iron Maiden
4 - Slipknot
5 - My Chemical Romance
6 - Linkin Park
7 - Bullet for My Valentine
8 - Blink 182
9 - Ozzy Osbourne
10 - Foo Fighters

Hmmm. Muitos de vocês podem concordar ou discordar dela. Achar que faltou alguma banda, que outra não deveria aparecer etc. Eu mesmo tenho uma ideia e creio que assim como 30 anos fazem diferença, nesse tempo, os leitores e as cenas musicais mudaram. Para o bom ou para o mau mas mudou. 
Se num tempo havia Iron, Venon, Ramones e outros, hoje é 30 Seconds from Mars, Strokes, Coldplay etc.
Bandas novas influenciam - na maior parte das vezes - a galera jovem porque ambos tem quase ou pouco mais da mesma idade e não uns velhos que nem na rádio tocam mais. Isso ainda não interessa para a maioria deles que se importam com o que as moçoilas(os) gostam ou vice e versa. Imagina ter 14 anos e falar para uma menina que gosta de Bauhaus? "Quem? É tipo Paramore?" Não que seja ruim mas isso é o que acontece na maior parte das vezes.
Olhando essa lista, acho que apenas umas três delas me influenciaram. De qualquer forma, parabéns a Kerrang!.

Imagem: Kerrang nº1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias