sexta-feira, 13 de maio de 2011

Morreu David Mason, trompetista dos Beatles

(garôa fina mas não está frio) Morreu dia 29 de abril, vítima da leucemia, aos 85 anos o trompetista inglês David Mason. Foi o trompetista principal da Royal Philharmonic Orchestra e, depois, fez parte da Philharmonia. No final, sua importância maior é que ele foi o trompetista da música "Penny Lane", dos Beatles.
Paul McCartney não estava muito satisfeito com os resultados que estava tendo com a música até que viu Mason tocando na BBC o segundo Concerto de Brandenburgo. Tanto é que daí que veio a inspiração para o solo de trompete da música.
No dia 17 de janeiro de 1967, Mason entrou nos estúdios Abbey Road e começou a gravar as passagens com um trompete piccolo. O produtor da banda, George Martin, disse no livro chamado "All You Need is Ears" que essa sessão do trompete foi bem complicada porque, nas palavras dele "primeiro, aquele pequenino trompete é um capeta para toca no tom (...). Segundo, não havia música nenhuma preparada. Sabíamos apenas que seriam pequenas interjeições. Já tínhamos experiência com músicos profissionais dizendo 'Se os Beatles são músicos mesmo, eles sabem do que eles querem de nós antes de entrarmos no estúdio.' Felizmente não foi assim com David Mason." 
Agora, ouvindo o lado de Mason, sabemos que ele nem sabia quem eram esses para quem tocaria. "Pra mim  era apenas mais um trabalho." Trabalho esse que rendeu 45 dólares para o humilde Mason.
"O resultado era único, algo que nunca foi feito antes na história do rock e foi dado a Penny Lane uma característica muito distinta."
Mason ainda tocou nas músicas "A Day in the Life", "Magical Mistery Tour" e "All You Need is Love". Em 1987, o trompete usado nas músicas foi a leilão na Sotheby's e rendeu $10.846 dólares.
Abaixo, a entrevista sobre esse "causo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias