quarta-feira, 20 de abril de 2011

Stooges: lembrando Ron Asheton

Ron Asheton, guitarrista do The Stooges morreu em 2009, provavelmente de ataque cardíaco e ainda hoje é lembrado por seus fãs e pela banda.
Ontem, dia 19, num show que aconteceu em Michigan, cidade onde nasceu a banda e faleceu o músico, num certo momento do concerto, Iggy Pop para, pede silêncio ao público e diz: "Eu tenho que agradecer a Ron. Ele meio que mijou sua bela música em cima de mim. Quando começamos a banda, Ron foi o primeiro cara que ficou atrás de mim. Devo isso a ele e sei que agora ele fica agitando suas cinzas em minha cabeça do céu." Assim comenta Andy Greene na matéria feita para a Rolling Stone.
No show, tocaram uma música do tempo em que a banda estava na ativa mas que era desconhecida da maioria. Recebeu o nome de "Ron's Tune". "Esse é seu requiém. Eu nunca direi adeus. Você foi meu amigo. Eu sempre lembrarei de você.", disse Iggy.
Uma outra figura dando de mestre de cerimônias também deu o seu recado. Era Henry Rollins que depois que a banda de abertura, Space-Age Toasters, disse:"Ron Asheton não era guitarrista sem igual. Era também um brilhante baixista também... Os álbuns do Stooges eram dissecados pelo Black Flag. Desconstruídos por essa banda, Analisada por essa banda. Colocados embaixo de uma lâmpada e interrogados por essa banda. Tentamos abrir os segredos do baixo, da bateria e de onde vinha essa força. Ouvíamos esses discos até que a banda acabou."
Os Stooges tocaram o set. Houve a invasão de palco agitada pelo próprio Iggy, apesar de dizer que prometera que não faria mais isso. Terminaram com "No Fun" e o povo subiu novamente no palco. 
Posso dizer contente que assisti ao show do The Stooges em 2005 no Claro Q É Rock com a presença de Ron, ou melhor, a versão original da banda seminal nascida no final dos anos 60 e que fizeram história e que continuam a influenciar andas até hoje.
Outras imagens e matérias - em inglês - desse show em Ann Arbor, Michigan, você pode ver no sítio oficial do The Stooges e no jornal local de lá
Imaginar ouvir a banda tocar no lugar onde tudo começou e em memória a Ron deveria ter sido a cousa mais louca para o grupo e para quem estava lá. Destruidor, inesquecível.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias