sexta-feira, 1 de abril de 2011

Beatles. A última gravação

(olha o tempo azul!) Foi nesse dia, há 41 anos, que Ringo Starr sentou no banco, pegou suas baquetas e quando Phil Spector apertou o botão "rec", tocou "The Long and Winding Road", "Across the Universe" e "I Me Mine". Foi a última vez que um membro da banda gravou uma canção ainda com o nome The Beatles. Nove dias depois, Paul McCartney anuncia o fim do grupo.
Já falei algumas vezes aqui sobre o peculiar modo de vida do excêntrico e hoje presidiário Phil Spector e as gravações de Let it Be não foram calmas para ele, principalmente "The Long...". A banda não gravava ou ensaiava juntos no estúdio desde a finalização da música "I Want You (She's so Heavy)" sete meses atrás e Phil Spector tinha dificuldades para preparar o disco pois as sessões não foram nada boas, mas ele ainda precisava de pelo menos regravar e colocar overdubs na bateria. Apesar de ocupado, Ringo voltou ao estúdio para a sorte - ou azar - deles, Ringo, Spector e o engenheiro de balanço, Pete Bown. É Pete quem comenta esse dia: "Ele (Spector) queria eco em tudo, ele tinha que tomar uma pílula diferente a cada meia hora e tinha seu guarda-costas junto constantemente. Chegou uma hora que ele tremia e ficava falando 'preciso ouvir isso, preciso ouvir aquilo. Preciso ter isso, preciso ter aquilo.'
O cousa ficou tão fora de controle que tanto Bown quanto a orquestra que lá estava recusavam a tocar por causa do comportamento de Spector. Bown, puto, deixou tudo e foi para casa e só voltou depois que Spector ligou convencendo para retornar depois que o pobre do Ringo pediu para ele se acalmar.
Fechando, a versão de "The Long and Winding Road" de Spector, foi considerada um desastre por McCartney que chegou a processar o produtor. "Algumas semanas depois, foi enviado uma versão remixada da minha música com harpas, cornetas, uma orquestra e um coro feminino adicionado. Ninguém me perguntou o que eu achava. Não pude acreditar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias