quarta-feira, 30 de março de 2011

Ramones: 37 anos do primeiro show

(de blusa) Foi no dia 30 de março de 1974 que pela primeira vez Jeffrey Hyman (bateria), Douglas Colvin (baixo e vocal) e John Cummins (guitarra) se juntaram para tocar no Performance Studio, em Manhattan.Pouco antes, no início de 74, Douglas, um carinha vindo da Alemanha e que tocou antes com John e Thomas Erdelyi no The Tangerine Puppets (nome de uma música de Donovan) deu a ideia de todos colocarem um mesmo sobrenome de trabalho: Ramones. Douglas escolheu se chamar Dee Dee Ramone. John Cummins virou Johnny Ramone e Jeffrey era agora Joey Ramone. 
Nesse dia 30, Monte Melnick, um amigo da banda e futuro empresário deles, descolou um lugar para ensaio, o Performance Studio e logo começou os problemas. 
Dee Dee falou que não conseguia cantar e tocar baixo ao mesmo tempo. Thomas, até então chamado para empresariar os delinquentes, encorajou o então baterista, Joey Ramone e cantar. Lógico que em pouco tempo ele falaria que era impossível fazer as duas cousas, então, Thomas acabou trocando a posição de empresário para o de baterista, assumindo o nome de Tommy Ramone e Joey foi definitivamente para a posição de vocalista. O trio se tornou um quarteto.
O ensaio se transformou no primeiro show da banda.
Lembrando desse tempo, Thomas "Tommy Ramone" Erdelyi disse: "Eles eram terríveis - mas eram ótimos. Posso te dizer com certeza que eles eram fantásticos, interessantes e engraçados."
Poucos dias depois fizeram o primeiro show no CBGB e a então empregada e fotógrafa, Roberta Bayley lembra desses primeiros dias que os shows do Ramones eram como "arte conceitual ou coisa parecida. Era tão bacana que você não acreditava que aquilo existia." Foi ela quem fez a foto do primeiro disco da banda.
Já o jornalista, historiador e fundador da revista "Punk", Legs McNeil descreveu o impacto da performance da banda dizendo: "Eles estavam todos vestidos com essas jaquetas pretas de couro. Contavam a entrada das músicas... e eram como um muro barulhento. Eles eram admiráveis. Esses cara não eram hippies. Era uma coisa completamente nova."
Eram e assim serão.

Imagem: Roberta Bayley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias