terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Tributo reúne Bill Wyman aos Rolling Stones

"Boogie For Stu" é o nome do álbum-tributo ao tecladista e um dos membros originais do Rolling Stones, Ian Stewart. Preparado para ser lançado em março, o álbum do pianista Ben Waters, que já tocou com Charlie Watts vai ter a presença de amigos próximos como sua prima, a cantora PJ Harvey e Jools Holland.
O grande barato nesse álbum será a gravação de Bill Wyman com o The Rolling Stones para a gravação de uma música de Bob Dylan, "Watching The River Flow".
Bill Wyman foi membro original dos Stones. Na época em que foi chamado, era bem mais velho que Keith, Mick e Brian; casado e com filhos; lembra que uma vez Brian disse: "Gostaríamos de ter outro baixista, este aqui não passa de um 'Ernie' de merda, ele e esse cabelo gordurento", mas tinha um trunfo além de tocar baixo: ele tinha um amplificador! Ficou no grupo por 30 anos até pendurar o baixo em 92.
Já Ian Stewart foi considerado o "Pete Best" dos Stones. Na livro de Keith Richards, "Vida", consta que foi ele quem "alugou os primeiros lugares para ensaiarmos" e "muito mais do que qualquer outra pessoa pode perceber de fato, ele foi a faísca, a energia e a organização que efetivamente segurou a onda naqueles primeiros tempos". Stewart chegou a ser mandado embora da banda por conta de um contrato com a Decca antes da gravação do primeiro acetato deles (seis membros é muita coisa para uma banda) e por imposição do então empresário Andrew Loog Oldham que considerava que Stu não se encaixava com o estilo selvagem da banda, mas continuou ajudando e tocando teclado e percussão em todos os discos - menos Beggars Banquet - até que em 1985, aos 47 anos,  teve um ataque cardíaco.

2 comentários:

  1. Adoro Bill Wyman! Meu Rolling Stone favorito. O único cara legal na maior banda do mundo. Bill é mesmo o único sujeito simpático, gente-fina, o que lê e responde ás cartas dos fãs. Um cara 10!


    Jagger e Richards foram BURROS de desperdiçar a oportunidade de terem mais músicas excelentes com esse músico fabuloso na banda, e os dois cretinos vetavam suas composições. Daí que os albuns solo dos outros Rolling Stones são umas merdas. Vai por mim: TODOS os discos solo de Bill Wyman são extraordinários.


    Depois que Wyman deixou os Stones, o grupo entrou em decadência TOTAL, numa queda livre mesmo. A música perdeu a consistência, a densidade, a energia. Ficaram soando velhos mesmo. Fala sério: qual a última canção MEMORÁVEL dos velhinhos que você se lembra de assobiar depois de 1991?

    O homem saiu na hora certa. Vida Longa e Próspera, Bill! Que a Força Esteja com Você!

    ResponderExcluir
  2. Ernesto, O problema maior de Wyman não era nem Keith nem Jagger, era mesmo com o Brian Jones. Um xarope megalomaníaco e viciado que tinha tesão em afundar os outros para deliciar o próprio ego. Os discos solo do Mick Jagger são realmente ruins, pop tosco. Já a banda do Keith, aquela X-Pensive Winos ouvi esses dias e, pessoalmente, achei bacana. Não ouvi os outros e, bem, os solos do Wyman também não ouvi, mas do jeito que você falou, já fiquei interessado em achar alguma coisa. Agora, decadência dos Rolling Stones? Só se for musicalmente porque comercialmente, a partir do Steel Wheels começou as megaturnês que encheram os bolsos - e enchem até hoje! Agora, pensando na sua pergunta, no ato lembrei de Love is Strong.
    E, ah, o blógue que e linkado ao seu nome, grande! Bom para concordar e discordar mas parece que não tem novidades faz um tempo... Bem, parabéns de qualquer forma.

    ResponderExcluir

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias