sábado, 15 de janeiro de 2011

Canção dos Dire Straits é proibida de tocar no Canadá

(o tempo é o mesmo nesses dias) O inimaginável aconteceu. Saiu na página eletrônica da Rolling Stone que a música Money for Nothing, do Dire Straits, foi proibida de ser executada pelas rádios do Canadá por ser considerada ofensiva. O Conselho Canadense de Padrões de Transmissões alega que no segundo verso, logo após o refrão, a frase "that little faggot" (algo como 'aquele fresquinho') é, para eles, suficiente para ser banida das rádios. Uma música que existe há mais de 25 anos!
Por causa dessa decisão, uma versão editada da música está rolando no Canadá mas algumas rádios rock de Halifax, Nova Scotia, Edmonton e outras têm tocado a música original e repetindo por horas como forma de protesto.
"Mark (Knopfler) me disse que por causa dessa decisão, ele trocará a palavra 'faggot' por 'fudger' (que tem o mesmo sentido mas muito mais pesada)... para o Canadá" comentou o tecladista Guy Fletcher.
Essa foi a decisão mais pesada que a música já teve. Desde quando foi lançada em 1985, a música, que tem Sting colaborando nos vocais, foi considerada sexista, racista e homofóbica e já teve outras edição como a troca da palavra em questão por "mother" ou, em outros casos mais radicais, o verso todo retirado.
Mesmo assim, ela foi a música mais tocada por três semanas nos EUA e ganhou um Grammy.
Uma decisão que atenta a liberdade de expressão, que foi julgada de forma imprudente, irresponsável e que demonstra total desconhecimento sobre a obra e sobre diversos fundamentos e tabus que acabam apenas agravando a questão do preconceito. Aliás tem cousas que o pessoal leva num extremo exagero hoje em dia, sei lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias