segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

As últimas notas de John Barry

(quente, mas cinza) John Barry, 77 anos, faleceu. Um ataque do coração fez com que o compositor vencedor de Oscar, Globo de Ouro, Grammy e, irônicamente, do Razzie, o anti-Oscar, desse adeus para a vida.
Só que, musicalmente, sua vida nunca será esquecida. John Barry Prendergast é o autor de sons que estão no imaginário mundial para o sempre com a trilha de 007. Precisa dizer mais?
Precisa! Tudo bem: "Em Algum Lugar do Passado" (Somewhere in Time - 80), "Dança com Lobos" (Dances With Wolves - 90), "Peggy Sue, Seu Passado a Espera" (Peggy Sue Got Married - 86), "Chaplin" (idem - 92) e o detalhe é que todos esses ganharam ou foram indicados em algum prêmio. Um mágico das composições.
O diretor Sidney Pollack (Conduta de Risco - 07, Tootsie - 82, Entre Dois Amores - 85, Operação Yakuza - 74), disse uma vez sobre o trabalho de Barry: "Você não consegue ouvir sua musica sem ver os filmes na sua cabeça."
Dentre todas as outras trilhas feitas (foram mais de 100 filmes e seriados) uma é a que gostaria de colocar como minha pequena homenagem. Quem não conhece esse filme não sabe o que é que acontece com qualquer tipo de sensibilidade quando começa a tocar os primeiros trechos dessa música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias