segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Um Stradivarius furtado

Um dia, precisamente uma segunda-feira, dia 29 de novembro, rodando próximo da estação Euston, na Inglaterra, uma sul coreana pequenina, humilde mas bem vestida atravessa a Melton Street carregando seu violino.
Numa hora a fome bateu. Ela pensa "Hmm. Conheço um lugar aqui por perto que rola um rango da hora." E lá vai ela, a humilde e bonitinha coreaninha.
Inocente, ela acredita que todos somos bons, que a humanidade não é assim tão maldosa. "Oras, isso é exagero da mídia. Nos meus recitais e nas apresentações todos são muito gentis."
Delicadamente, ela coloca seu case num canto e vai para o caixa fazer seu pedido. Ela nem percebeu que havia três figurinhas de olho naquilo que nem eles deveriam saber pra que usar. "Aí, a japa perdeu!", deve ter pensado um deles.
Ela paga, pega a ficha e... "Catzo? cadê o violino? Eu deixei aqui, não deixei? Eu trouxe o negócio? Oh, será que... nããããããããããããoooo!"
Seus olhinhos fechados e pequeninos se abrem, o suor é aparente, os pêlos da nuca aparecem ouriçados, o coração bate como pistão de automóvel, a barriga está que parece um vulcão prestes a acordar. "Puta merda! Levaram meu violino!"
Bate o desespero, fala com todos que estão por lá - tirando os atendentes, deveria ter uma meia dúzia de clientes para menos - para saber se alguém viu seu violino. Sim, ela fala a língua inglesa. Procura o celular e tremendo em escala richter liga para a polícia.
E chora.
O pessoal por lá tenta consolá-la. "Você deveria ter mais cuidado. Vacilou, já era. Mas não esquenta a cabeça que a caspa vira pipoca. Logo você se arruma e compra outro violino para substituir o furtado."
"Substituir?", disse a coreana com o olhar de guerreira manchuriana derrotada. "Seu ser ignorante, seu animal acéfalo. Como vou substituir se essa pôrra de violino é um maldito Stradivarius fabricado em 1696! É um dos 400 reconhecidos feito pelo próprio Antonio Stradivari!"
Min-Jin Kym é uma virtuosa no violino desde que começou a tocar com seis anos. Aos 11 ganhou o primeiro prêmio na Competição Internacional Premier Mozart em Bologna, Itália. Aos 13 tocou pela primeira vez na Orquestra Filarmônica de Berlim. Com 16 foi a mais jovem estudante a receber uma bolsa de estudos do Royal College Of Music, estudando com Ruggiero Ricci em Salzburgo.
Um Stradivarius considerado "real" - que é o caso do dela - é avaliado em 3.2 milhões de reais. Além do violino, foi levado dois arcos um avaliado em 163 mil reais e outro valendo 13 mil reais.
Quarta-feira passada, a policia prendeu e acusou John Maughan, de 26 anos e dois menores, de 16 e 14 pelo furto. John está sob custódia e os dois moleques pagaram fiança e estão em liberdade.
O instrumento? Até agora nada. Claro que ele tem seus detalhes únicos e o seguro oferece 40 mil por qualquer informação sobre o Stradivarius.
O que me vem na cabeça depois de tudo isso é: qual sanduíche Min-Jin Kym pediu na lanchonete?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias