terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Lido

(esquentando e eu que estou de manga comprida) Na sua introdução consta uma frase de Raymond Chandler, um do caras que deram vida aos livros de detetives particulares: "Ele tirou os assassinatos dos ambientes elegantes e o jogou nas vielas (...) Hammett devolveu o assassinato ao tipo de pessoas que o cometem por motivos, não simplesmente para fornecer um cadáver." Estamos falando de um dos escritores que deram vida ao estilo "hard-boiled", também chamado de "noir". Seu nome é Dashiell Hammett.
O livro em questão é "A Mulher Do Bandido E outras Histórias" (Nightmare Town, L&PM Editores, 272 págs.). Nesse caso um livro separado em dois volumes para manter o esquema "pocket" muito utilizado pela L&PM. O lido foi o primeiro e contém histórias baseadas em contos de detetives, bandidos e mocinhos ambientados no início do século XX.
Os contos são ambientados em lugares diferenciados que vão de cidades "quase" fantasmas, desertos, locais escuros, ranchos afastados, hotéis de beira de estrada e a nítida sensação de mistério, fumaça de cigarro e gim.
São nove interessantes histórias. A cidade que será destruída para garantir uma bolada do seguro; três mortos encontrados dentro de um armário de hotel com um deles sem nenhuma ligação; a tal "mulher do bandido"; a denúncia de tentativa de assassinato de um senhor em seus últimos dias; a fuga de um bandido e o encontro com uma jovem e seu filho; o pedido de um estranho para seguir uma moça; a morte estranha de um médico sem passado; o boxeador, seu irmão e empresário e a tentativa de um contrato com um adversário. De boa, uma mais interessante que a outra. Não são contos do tipo Sherlock Holmes, mas àqueles tipos sombrios, que tomam tiros, são subornados, se ferram, detetives que usam de métodos nada ortodoxos para conseguir alguma pista. Eles (Chandler e Hammett) inspiraram muitos autores e histórias, entre eles, Ian Fleming, o criador de James Bond.
Confesso que quando me deram o livro não dei muita bola. Não sabia nada sobre o escritor e isso já é quase um motivo para nem ler uma página, mas meus livros haviam acabado...
Como digo nos primeiros capítulos, foi um verdadeiro achado descobrir quem foi Samuel Dashiell Hammett. Não pela fantástica história da vida dele, nascido numa fazenda, trabalhando em dezenas de locais diferentes até se tornar detetive particular, daí a inspiração para escrever com riqueza de detalhes seus contos e livros que tornaram-se mundialmente famosos e que chegaram às telas de cinema como "A Ceia Dos Acusados" (The Thin Man - 1934 e em outras versões) e o seu conto mais conhecido, o "Relíquia Macabra" (The Maltese Falcon - 1941) - chamem-no de "O Falcão Maltês" -, com Humphrey Bogart. Há outros títulos recentes que, em certos casos, seu nome não consta nos créditos como o filme dos irmãos Coen, "Ajuste Final" (Miller's Crossing - 1990).
Recomendo, sim. Rapidinho de terminar e não dá para parar.
Talvez esse seja o último livro nas páginas de "Lido" de 2010. Foram 14 livros ao todo - 15 com esse -. Poderia ser mais? Não sei. Pelo menos foi uma média na esperança de alguém ler o que indico, me indique e que ganhemos todos com ótimas leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias