sexta-feira, 23 de julho de 2010

Lido

(vai chover?) Malditas leis autorais. Queria colocar as primeiras palavras que Geraldine Chaplin fala na introdução sobre Stephen Weissman de quando um conhecido dela disse do artigo feito por ele e que comenta sobre a mãe de Chaplin ser sifilítica. A pessoa chega a comentar o caso como uma desforra aos Chaplin e, ao comentar sobre o caso com seu enteado, esse deu uma sacada muito boa colocando mãe, tia, avó e as primas de Weissman no meio da história.
Essas seriam as primeiras palavras que eu colocaria para mostrar como será a fluidez e o prazer de ler o livro "Chaplin - Uma Vida" (Larousse - 320 páginas) se não fosse a frase "Nenhuma parte desse livro pode ser reproduzida sob quaisquer meios existentes sem a autorização por escrito dos editores" (copiei. Vou ser preso? processado? ui, que medo!).
Psiquiatra por formação, Stephen Weissman estudou detalhadamente a vida de Charlie Chaplin por 20 anos e montou uma rede de informações impressionante não só sobre o início do seu personagem Carlitos como seus passos até chegar a ele sem antes falar de forma minuciosa como foi a vida de seus pais e da Inglaterra no final do século XIX, a morte de seu pai, a loucura de sua mãe e suas causas, a entrada no orfanato, sua ida aos palcos com a trupe Lacashire Lads, o Casey's Court Circus de Fred Karno até o cinema de Mack Sennett e seu Keystone Studios e a Essanay/Mutual.
Não é uma biografia qualquer, é Charlie no divã, como é contado. O o quê, como, quando, onde e o por quê de ele, Chaplin, ser o que se tornou. Não há nada sobre suas mulheres ou seus causos e fofocas da vida. Há, sim, uma realidade quase que absurda de como foi seu início, seus trabalhos com pantomima, o como instintivamente ou não seus personagens e momentos, seja no cinema ou no palco, inconscientemente (ou não) interpretava e/ou homenageava seus momentos, seus pais, sua pobreza, as pessoas que haviam ao seu redor, os locais por onde passou e viveu de forma que você não tem como não concordar com tamanha riqueza de detalhes. Tem mias detalhes do livro nesse sítio aqui.
Uma ótima história bem contada. Pena não poder reproduzir uns trechos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias