segunda-feira, 19 de julho de 2010

Lido

(dia agradável) Mais um livrinho terminado e estou dando um pouco de sorte.
Fechei a última página do livro de Harold Robbins, "Cidade do Pecado" (Sin City - 2002). Lançado aqui pela Editora Record.
Na história que rola em Las Vegas - a cidade do pecado - a trama se inicia no final dos anos 60 contando a vida de uma solitária mãe de um filho bastardo de ninguém menos que o magnata Howard Hughes. Zach Riordan cresce e, não, não vai atrás de Hughes e, sim, atrás de poder, de ser o dono do maior cassino que L.A. já viu, mas para chegar até lá tramas, suspenses, traições e sexo, muito sexo rolará nas 445 páginas desse livro que foi finalizado cinco anos após a morte de Robbins por um ghostwriter mas sem perder a possível característica, já que o embalo do livro não se perde em nenhum capítulo.
Como conhecido de diversas histórias, Las Vegas é o paraíso dos apostadores, dos turistas infantis e de gangsters. Uma coisa levando a outra ganha-se perdedores, viciados em todo tipo de futilidade e assassinatos. Prostitutas, vagabundos e orientais gananciosos seguidores de Sun Tzu fazem parte da trama que não para um só momento, aliás, geralmente para na cama. Cada capítulo é um soco na cara, além de ser muito bem traduzido com diversas sacadas e ironias válidas ao sorriso do leitor. Tudo bem, a comoção com certos personagens também se garante nas páginas.
Dando uma observada nos trabalhos do escritor, vê-se que imagem do oprimido em busca do sonho, da inteligência contra a força e a sacanagem imperam nos seus livros e não pense que isso tira algum valor dele. Seus livros (mais de 30 lançados em 60 anos de carreira) renderam não só best sellers como viraram filmes como "Império de um Gangster" (Never Love a Stranger - 58), "Os Insaciáveis" (The Carpetbaggers - 64) e "Os Desalmados" (The Betsy - 78).
Sobre as cenas de sexo descrita detalhadamente com exagero cirúrgico, Robbins deu a seguinte frase as moralistas de plantão: "Minhas histórias meramente refletem a vida com suas circunstâncias impiedosas, que forçam os seres humanos a cederem a seus impulsos sexuais em busca de calor e afeição."
Uma dica, principalmente aos homens é ter muito cuidado ao ler esse livro em lugares públicos e/ou coletivos pois você pode ficar embaraçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias