quinta-feira, 24 de junho de 2010

Lido

(sol tímido, tempo... suportável) Esse demorou para terminar mais por causa das pesquisas que acabei fazendo, influenciado pelo livro, do que pela suas 960 páginas.
O livro, "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer" (1001 Albums You Must Hear Before You Die - 2008) de Robert Dimery, prefaciado por Michael Lydon e com seleção e comentários de 90 críticos de várias áreas musicais, lançado no Brasil pela Sextante, faz parte da coleção 1001 coisas para fazer, ir, comer e tals antes de bater as botas. Apesar de grande, o livro não chega aos 40 contos para compra do novo e a qualidade da capa e das páginas fazem dele um bom item de colecionador ou fanático por música. E é bem pesado se for ler de pé!
Bem explicado, o livro se divide em ordem cronológica com as viradas de década com um curto texto sobre o que ocorria no momento. Inicia-se nos anos 50 de quando lançaram o primeiro LP com boas vendas já que, antes, o normal era a venda de EP's.
A cada página, um release com curiosidades da banda e do disco, acompanhados de dois boxes. Um com o título das músicas da bolacha e outro com dados técnicos de produção, projeto gráfico, país de origem, selo e duração.
"1001 Discos..." não é de forma alguma o absoluto para ouvir antes de morrer. Sabe que, na indústria musical e no gosto de cada um há diversos grandes discos e é possível que ele não faça parte e, dentro do livro, há coisas que eu tenho certeza que não ouvirei por tal música não me dar tesão. "Ray Of Light", da Madonna é um exemplo de disco que não me interessa apesar de "Like A Prayer" me deixar curioso. Louis Armstrong - como exemplo - não aparece nessa lista e nem Rancid, apesar de ter Black Flag.
Além de ser um bom livro, ele é ótimo como exercício para os braços.

2 comentários:

  1. Cara esse livro deve ser um verdadeiro documento da música, um prato cheio para se fazer pesquisas e consultas.

    ResponderExcluir
  2. Fala sério!! esse livro é a bíblia de qualquer maluco por música e músicos como nós... a foto do hendrix com as loiras, é demais!!
    Salve essa dica e as próximas!
    Beijos,

    ResponderExcluir

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias