segunda-feira, 21 de junho de 2010

Lido

(tempo bom. Um pouco frio) Me sinto o maior resenhista só por me dar espaço para comentar das coisas que simplesmente me deixam menos entediado.
Pois, eis que terminei, aliás, terminei faz tempo mas resolvi agora a comentar dele e espero não ter perdido muita coisa com o tempo, onde estávamos? ah, é. "Umbigo Sem Fundo" (Bottomless Belly Button - 08), de Dash Shaw trazido pela Quadrinhos na Cia.
Esse enorme livro em quadrinhos (são 720 páginas) conta os seis dias da família Loony depois de que o patriarca e a matriarca resolveram se separar após quarenta anos de casamento.
Lá está os filhos. O mais velho procura resposta para o fim do matrimônio do casal, meio que de comum acordo, e isso pode afetar o seu próprio casamento. Há também a filha do meio que não dá muita bola para a separação. Seu maior trabalho é cuidar de sua filha adolescente que é de uma inocência irritante e o filho caçula. Rapazinho entendiado, bobo, e que, por ser o mais novo, acha que não tem tanto valor na família - o resto, sabe - e, por essas, é desenhado com o rosto de um sapo.
Nesses seis dias cousas acontecerão. Desde o tal trabalho do filho mais velho em entender o significado do fim, a tentativa de autoconhecimento entre filha e mãe além da visão abobalhada do Loony mais moço.
Dash Shaw tinha 23 anos quando finalizou o livro. É triste e rápido de ler. Muitas páginas são apenas imagens do local em vários ângulos e apresentações (como as diferenças entre areias). Realmente não fui muito fã do traço de Shaw. Seus desenhos falham em alguns movimentos e sensações que pode deixar o leitor desatento em alguma parte. A fina ironia, a feição dos patriarcas e o final são de cair o queixo.
Não digo um livro em quadrinhos ruim. Nesse caso até recomendo para quem está de bobeira, como eu fiquei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias