terça-feira, 29 de junho de 2010

Arizona: solitária, isolada e sem shows

(Tempinho hoje mais ou menos) Faz pouco mais de dois meses que a governadora do Arizona, Jan Brewer promulgou a lei SB1070 e acredito que desde esse dia ela não dorme direito.
Para quem não sabe, a lei transformou em crime qualquer imigrante que não tenha permissão no Estado. A lei diz que os policiais podem abordar qualquer pessoa se tiverem uma "suspeita razoável", abrindo uma brecha contra a discriminação e, claro, o racismo violando qualquer direito civil.
Apesar da lei ser aprovada por 59% dos nobres americanos, não foi isso que pareceu nos fatos posteriores. Milhares de pessoas, tanto nos E.U.A. como fora dele - inclusive o Itamaraty - mostraram-se contra uma lei dessas. Até o presidente Barack Obama e a secretária de Estado, Hillary Clinton se mostraram contra e em diversos lugares rolaram protestos.
Poatz! Aí rola o rock'n'roll! Zack de la Rocha, conhecido agitador político e vocalista do Rage Against the Machine entrou na roda e propôs um boicote, algo como uma greve de artistas, setores e associações diversas, universidades e organizações dos direitos civis e de quem quiser entrar e, detalhe, até cidades americanas estão fazendo parte dessa empreitada.
O negócio se chama "The Sound Strike" (A Greve da Música) e já tem cerca de 30 artistas que não tocam na cidade enquanto essa lei não cair. Entre eles estão: Nine Inch Nails, Sonic Youth, Ben Harper, Joe Satriani, Cypress Hill, Chris Rock, Michael Moore (claro) e mais uma ou duas dezenas de bandas. E a cada dia que passa vai aumentando a quantidade de adesões de diversos dos setores já comentados.
No sítio, que mostra uma pusta sensibilidade ao declarar a sua posição em seu press release e também pega pesado ao lembrar que também foi o governo do Arizona que recusou o dia Martin Luther King como feriado nacional. Também é lembrado o caso de Rosa Parks que recusou-se a dar seu espaço dentro de um ônibus em Montgomery, Alabama.
O filme do Arizona está queimado.

Imagem:The Sound Strike

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias