quarta-feira, 5 de maio de 2010

5 de maio

(Yolandaaaaaaaaaaa) Pois é, pois é. Hoje o dia está devagar. Fiquei de ver o que rolou por aí num dia cinco de maio qualquer. Muito chato, então fui pesquisar algum top alguma coisa.

Lá fui eu no IMDb ver os 398 filmes mais rentáveis da história e tirei algumas conclusões malucas. Claro que a pesquisa tem uns porcentos de erro porque não confirmei os dados mais que uma vez.

De todos esses filmes, 233 foram lançados entre 2000 e 2010. Os outros ficam assim: 121 dos anos 90, 30 dos 80's, 11 dos 70's e 1 de 67 (Mogli - O Menino Lobo), 1 de 1942 (Bambi). O mais antigo de todos ainda na lista é "... E O Vento Levou", de 1939.

O primeiro filme a ultrapassar "...E O Vento Levou" no lucro foi "Guerra nas Estrelas" (77), ou seja, 38 anos depois. Este demoraria 16 anos para perder o lugar com o lançamento de "Jurassic Park" (93). Aí virou festa!

Dos apenas cinco filmes a ultrapassar a marca de um bilhão de verdinhas, apenas "Titanic" (97) é da década passada. Os outros são "Avatar" (10), "Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" (03), "Piratas do Caribe: O Baú da Morte" (06) e "O Cavaleiro das Trevas" (08).

Isso me leva as seguintes conclusões obvias: foi na década de 90 que os chamado "blockbusters" tiveram sua primeira aparição como tipo de espetáculo de massas também aproveitando o crescimento maciço de salas de projeção. Mais exibições, mais propagandas e brinquedinhos, mais dinheiro. Não é ruim. É apenas curioso num dia parado como hoje.

E feliz dia das crianças... no Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias