terça-feira, 27 de abril de 2010

Ombudsman furado

(Demorou) E o astro Randy Quaid foi preso junto com sua mulher, Evi, depois de dar um sumiço quando eram para se apresentar à corte do Texas. Ficaram até a madrugada na cadeia e pagaram 100.000 doletas cada como fiança.

Até aí, a notícia foi indo tranquilo. Até que um detalhe que parece que só um desocupado como eu poderia perceber me consumiu a manhã de hoje inteira. Sorte eu já ter adiantado as coisas por aqui.

Além dos principais jornais eletrônicos brasileiros: Folha, Estadão, G1 e o lusitano Diário de Notícias darem exatamente a mesma notícia, mudando quase nada o texto (muito por terem usado a mesma fonte, a EFE), faltou darem uma maior atenção nos dados. O que todas não o fizeram.

Podem dar risada, parece uma bobagem qualquer, mas o detalhe errado que passou em branco foi a idade de Randy Quaid. Nos sítios noticiosos está escrito 56 anos. Isso porque ele nasceu em 1º de outubro de 1950 de acordo com o sítio Freebase e o maior sítio de dados cinematográficos, o IMDb.

Como disse, é apenas uma bobagenzinha. Coisa para colocar na coluna "Erramos", mas, pô, eu que não sou nada nesse mundo dos jornais, por pura vontade de dar valor à veracidade e mais informações, não seria um mole para copiar e colar uma matéria achando que a fonte original está além do bem e do mal no quesito. Claro, não é também um puta furo, mas copiar e mal copiado é de doer. Fico pensando se não poderia dar uma mudadinha, só para diferenciar dos outros noticiosos. Tudo bem, tudo bem, é uma matéria assinada e traduzida pela EFE - eles são os mais errados -, o tal Randy Quaid não é um Leonardo di Caprio e eu não me chamo José Hamilton Ribeiro. Errar é humano mas sei lá. Ver a mesma matéria em diversos sítios me deixou meio nervoso e frustrado com a qualidade da coisa... e ver o erro, então?

Você poderia dizer que o Freebase e o IMDb podem estar errados. Não creio porque não foram os únicos locais que ví. Estão apenas separados dos demais pela qualidade.

Ainda faria melhor! Se todos falaram dos filmes óbvios que ele fez como O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain - 05), Independence Day (Idem - 96) ou "Kingpin - Esses Loucos Reis do Boliche" (Kingpin - 96), também lembro que o cara ganhou prêmios importantes como o Globo de Ouro como melhor ator no seriado "LBJ: The Early Years" (88), o Satellite como melhor ator coadjuvante no seriado Elvis (05) e disputou o Oscar de melhor ator coadjuvante em "A Última Missão" (The Last Detail - 73). Tudo usando uma única ferramenta: o Google, e nem doeu.

Última observação: a imagem dele acima é a foto para identificação policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias