segunda-feira, 27 de abril de 2009

Os aniversariantes de hoje são

... o austríaco, doutor em advocacia e ex-piloto de Fórmula 1, Helmut Marko, que fez 66 anos.


Marko era conhecido pela velocidade. Tem um recorde que dura até hoje nas 24 Horas de Le Mans. Correu junto com Gijs van Lennep dirigindo um Martini-Porsche 917K, pilotando durante mais de cinco mil quilômetros numa velocidade média de 222.304 km/h. Um míssil de quatro rodas.


É verdade que correu pouco na Fórmula 1. Foram 10 corridas entre 1971 e 1972 e nenhum ponto. Sua melhor qualificação foi um oitavo na chuvosa pista de Mônaco e sua melhor largada foi em sexto em Clermont Ferrand, na França. Foi nessa pista que Marko encerrou precocemente sua participação nas pistas de corrida.


Uma pedra voou depois de passar pela March de Ronnie Peterson e atravessou a viseira do capacete de Marko ferindo seu olho esquerdo quando eles estavam a mais de 200 km/h. Mesmo com dor e dificuldade de enxergar, ele ainda parou seu BRM fora da pista antes de ser socorrido pelos fiscais e desmaiar.


Mas não parou. Foi dono da equipe RSM Marko onde seu time foi campeão de Fórmula 3 alemã com Jörg Müller em 94. Foi empresário de Gerhard Berger e Karl Wendlinger e hoje ele continua no meio da Fórmula 1 como consultor da equipe Red Bull.


Também comemora outro piloto, o americano Bob Bondurant que disputou nove provas entre 65 e 66 defendendo equipes como Ferrari, Lotus, Eagle e BRM. Esta última marcou seus únicos três pontos com o quarto lugar em Mônaco no último ano.


Este nunca foi muita coisa em nenhum campeonato, mesmo na NASCAR. Aliás, seu time, o prestigiado “Carol Shelby’s Ford Cobra” foi campeão de construtores da classe GT da Le Mans Series em 63. No mais, teve seu nome envolvido sempre em velocidades como dono de uma escola de pilotagens, consultor do filme Grand Prix, de John Frankenheimer e instrutor de pilotagem dos atores Paul Newman e Tom Cruise. Fez 76 anos.


Pra fechar, faria aniversário Rudolf Schoeller que pilotou uma única vez em 52 , no GP de Nurburgring com uma Ferrari particular pela equipe Ecure Espadon. Durou seis voltas até ter problemas na suspensão. Faleceu em sete de março de 1978 aos 76 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias