quinta-feira, 10 de abril de 2014

Rock and Roll Hall of Fame. Piti do Kiss e um pouco de faíscas contra o museu

(o sol! logo falta água) Na noite de hoje começa a cerimônia de posse dos novos integrantes do fechado círculo do clube Rock and Roll Hall of Fame. Neste ano os convocados são: Cat Stevens, Daryl Hall e John Oates, Linda Ronstadt, Andrew Loog Oldham, Brian Epstein, The E Street Band, Pater Gabriel, Nirvana e Kiss.
Deixei de propósito o nome do Kiss no fim, perceberam?
Sim! Porque há um certo problema para a banda quarentona e, por essas, outro problema com o Salão da Fama.
Explico. De acordo com as "leis" da casa, para uma banda ser anunciada é necessário que o primeiro disco tenha sido lançado há pelo menos 25 anos. Influência na indústria e seu impacto são aspectos relevantes para ter seu nome incluído "inclusive a influência e significância da contribuição dos artistas para desenvolvimento e perpetuação do rock and roll" e não é só isso. Os grupos/bandas/cantor devem passar na mão de algumas dezenas de componentes fixos - o comitê - que os escolhem . Feita as escolhas cerca de 500 experts na cena musical (músicos, jornalistas, produtores etc) que recebem uma cédula de votação. Aqueles que ganharem mais de 50% de votos são empossados no salão da fama.

O que incomoda a dupla Gene Simmons e Paul Stanley é que a casa pede que para receber o troféu de posse, a banda deve aparecer com seus membros da primeira formação e que devem tocar para a plateia, o que eles rechaçam, entendendo que não é apenas a primeira formação que elevou o Kiss ao que são hoje, mas todos os que fizeram parte na história da banda. Receber a estatueta, beleza. Tocar com eles, não.
Claro que Ace Frehley e Peter Criss ficaram putos. Se sentiram desonrados. "Eles não querem nenhum tipo de reunião conosco", disse Frehley para Eddie Trunk em seu programa de rádio e continua as aspas: "E bem frustrante. É o que os fãs querem. É o que o Rock and Roll Hall of Fame quer e isso não irá acontecer. Você não faria algo para os fãs depois de 40 anos te apoiando?"

No seu site oficial, Peter Criss disse estar desapontado em avisar aos fãs que tanto ele quanto a Ace foi negada a participação na performance de palco. Disse ainda "Quero deixar bem claro que os fãs entenderem que nenhuma atuação, com ou sem as máscaras, nos foi oferecida antes deles comprarem as entradas. Isso é vergonhoso e eu me sinto mal pelos fãs que esperavam nós quatro sendo empossados juntos."
A partir daí a coisa ficou feia. 
Em entrevista para a CBS Radio, Gene Simmons já avisou que não tem interesse nenhum em ter os antigos parceiros juntos novamente e que eles já gastaram todas as chances de tocar no Kiss. "Quantas chances na vida a gente tem? Ambos os caras tiveram três chances para fazer parte da banda. Três vezes eles ferraram com tudo."
E ele continua, agora para a CBS de Pittsburgh: "Aí o pessoal do Rock and Roll Hall of Fame fala 'Como assim? Temos o The E Street Band e Bruce Springsteen e nós precisamos do Kiss para fechar o show! Vai passar na HBO!' e nós dizemos 'Vocês não estão honrando Tommy Thayer e Eric Singer (guitarrista e baterista atuais), que estão na banda há 20 anos, duas vezes e meia mais tempo que a formação original e eles devem por acaso ficar em casa?"
Mas por que tanta frescura? Você me pergunta. É que já é de anos que Simmons reclama que o abuso de drogas e álcool dos dois primeiros membros interferiram no crescimento e sucesso da banda. 
Pra dar mais gosto a trama, Ace Frehley já confirmou que irá tocar na cerimônia como convidado de Tom Morello, do Rage Against the Machine. Frehley disse para o site Fuse: "Ele me ligou semana passada e perguntou se eu queria me envolver numa jam. Eu disse 'Claro, estou mais do que feliz com isso. Me dê uma guitarra que eu toco. Faço isso faz um bom tempo, não?'"
O mais interessante não é apenas o imbróglio entre banda atual e passada. Há rispideza e rancor até entre o Kiss e a organização que escolhe que banda que deve ser votada. 
Dave Marsh, crítico musical das antigas e um dos membros do comitê, chagou a dizer em 2007 para Jem Aswad, da MTV,o seguinte "Kiss não é uma grande banda. Kiss nunca foi uma grande banda e nunca será e eu tenho feito a minha parte para deixá-los fora da urna."
O tempo para a entrada do Kiss era tão longo que a banda até tinha deixado essa história de ser nominado, mas as coisas mudam. Paul Stanley em entrevista para Jim Kerr da rádio WAXQ-FM 104.3 com trechos escritos pelo site Blabbermouth disse: "Isso é uma organização, tem um nome bem impressionante, mas não é o Rock And Roll Hall Of Fame das pessoas. Pessoas nas ruas não conhecem nem metade das que são introduzidas. Isso é um pequeno grupo de garotos que decidem quem eles querem e quem não querem em seu grupo. Chega num ponto que isso fica tão absurdo que no final eles têm que engolir. Eles o fazem menor apenas empossando os quatro membros originais. Veja, nossa influência na música e em diferentes gêneros fala por si só. E independente do que essas poucas pessoas que querem dar ao rock and roll sua própria definição, o fato é que rock and roll é suceder contra todas as probabilidades, desenvolver e sobreviver e é o que fazemos há 40 anos. Então eles ficam procurando constantemente por gente que eles aprovam pra colocar em sua pequena organização e eu estou jogando o jogo porque existe alguns fãs que vêem isso como uma validação e reivindicação e eu respeito isso imensamente. Essas pessoas lutam por nós há décadas e, por essa razão, é claro que eu vou e celebraremos de um jeito diferente do que o Rock and Roll Hall of Fame quer celebrar. Eles querem celebrar mesquinhamente os quatro membros originais. Eu celebro 40 anos. Celebro membros que tocaram na banda em álbuns multiplatinados, além do grupo original, que tocaram para milhões de pessoas. 

Então, veja só... Estou fazendo isso porque nossos fãs merecem e eu farei isso com Ace, Peter e Gene, porque foi nós quatro que começamos."
Como disse, receber estatueta, beleza. Tocar juntos, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias